Pesquisa tenta entender fiasco de novelas da Globo

Jornalistas, publicitários, pedagogos e psicólogos são alguns dos profissionais que estão sendo procurados com afinco por pessoas ligadas à Globo nos últimos dias. O objetivo: convidar esses profissionais para integrar as famosas comissões de telespectadores que, de tempos em tempos, opinam sobre as produções da casa - especialmente as novelas. O resultado dessas pesquisas pode definir não só o rumo de qualquer novela, mas também decretar a morte ou ascensão de um personagem.
O interesse da Globo é tentar entender o que está ocorrendo com a teledramaturgia. Duas das três novelas da casa em horário nobre vivem um fracasso de audiência sem precedentes na história da emissora:A novela das 18h, "Negócio da China", tem registrado ibope médio de 17 pontos - o menor da história da dramaturgia da Globo.
A produção das 19h, "Três Irmãs", também é um fiasco, embora de proporções menores: média de 23 pontos. Por fim, "Caminho das Índias", às 21h, uma superprodução de Gloria Perez, novela mais importante da casa, mas que ainda não decolou no ibope e vem registrando médias de 36 pontos, índice bem menor que o desejado para o horário.

Motivos, causas, rumos - A Globo sempre realizou pesquisa com grupos. Donas de casa, de todas as classes sociais, sempre são convidadas a falar. Em geral todos dão sua opinião não só sobre a trama, mas também sobre o que pensam sobre cada um dos personagens.

Foi numa dessas pesquisas, por exemplo, que a Globo descobriu que o personagem de Fábio Assunção em "Negócio da China" não era agradável ao público, e que ninguém daria por sua falta caso Fábio fosse limado da história. E foi o que ocorreu.

Em "Caminho...", uma pesquisa já apontou dificuldades para o telespectador em entender os termos e expressões indianas usados na história. A atuação de alguns protagonistas, como Márcio Garcia, também foi muito criticada.
Agora a Globo pretende ir mais longe com a pesquisa. Quer descobrir o que pode fazer para tentar manter a família diante de uma tela de TV, quando há outras opções tão ou mais interessantes, como assistir a DVD's, jogar videogames ou acessar a internet. (Ooops!)
Postagem Anterior Próxima Postagem