Apesar de os bebês ficarem acordados apenas algumas horas por dia, o cérebro deles continua trabalhando. Pesquisadores da Universidade da Flórida, nos Estados Unidos, dizem que o cérebro se ajusta e se adapta o tempo todo ao mundo físico, apesar de parecer que eles estão cochilando.
Testes realizados com bebês de um e dois anos mostraram que a capacidade de eles serem “esponjas de dados” – absorvendo informações sobre o mundo em volta deles – não para nunca. Para chegar a esse resultado, os pesquisadores analisaram 26 recém-nascidos em um experimento simples.
Os técnicos tocavam um som para os bebês e depois colocavam um "sopro de ar" nas pálpebras deles. Depois de 20 minutos, 24 das crianças tinham aprendido a se antecipar ao jato, "apertando os olhos" com força. Também foram detectadas alterações na atividade cerebral dos bebês.
Dana Byrd, uma das autoras do estudo, disse ao jornal britânico Daily Mail que os pesquisadores detectaram uma forma básica de aprendizado nos recém-nascidos.
– Eles são melhores aprendizes, melhores "esponjas de dados" do que nós sabíamos. Apesar de estudos anteriores indicarem que esse tipo de aprendizado acontece apenas em crianças que estão acordadas, essa é a primeira pesquisa a documentar que o fenômeno acontece no estado mais frequente dos bebês, dormindo. R7