“Falso Lula” dá entrevistas às rádios do exterior e chama Obama de “meu amigo escurinho”

O governo federal está atrás de um “falso presidente Lula”, que anda dando entrevistas para rádios do exterior. Somente na noite desta quinta-feira, ele falou com a SBS da Austrália e com uma emissora estatal do Timor Leste. Em português. Garantiu que não haverá problemas de segurança para quem quiser acompanhar a Olimpíada de 2016, no Rio de Janeiro.
A história começou na segunda-feira passada. Várias emissoras que mantêm programas em língua portuguesa receberam um e-mail, assinado por Caio Martins, que afirma ser assessor da presidência, lotado na secretaria de imprensa do governo.
Nele, o suposto funcionário oferece uma entrevista individual com o presidente Luis Inácio Lula da Silva. O tema da conversa seria a Olimpíada do Rio em 2016. Lula estaria interessado em tranqüilizar estrangeiros quanto à questão da segurança na Cidade Maravilhosa.
Os erros de português são visíveis, com pontuação, acentuação e grafia incorretos. No final, o tal Caio Martins (nome do estádio em Niterói, concedido ao Botafogo, pelo governo do Rio), justifica o contato somente por e-mail por causa do fuso horário.
A jornalista gaúcha Beatriz Wagner, produtora executiva do programa de língua portuguesa da SBS, desconfiou do e-mail. No entanto, decidiu responder à consulta e disse estar interessada. A entrevista foi marcada para a manhã desta sexta-feira em Sydney, cerca de 22h30 no Brasil.
O falso assessor marcou o horário e garantiu que o presidente ligaria para o telefone do estúdio da SBS, direto do Palácio do Planalto, em Brasília. Foi o que aconteceu. Um homem, com a voz idêntica à de Lula – e com um modo de falar muito parecido – concedeu uma entrevista de 23 minutos.
Nela, o “falso Lula” garantiu que o governo fará de tudo para dar segurança a quem for ao Rio durante a realização dos Jogos Olímpicos (”garanto a todos a segurança do Rio nas Olimpíadas de 2016″), disse que gostaria de conhecer a experiência de Sydney em 2000 (”uma cópia do Brasil - estaria aí amanhã, se pudesse”) e comentou sobre a alegria que sentiu quando o COI escolheu o Rio como sede (”queria beijar todo o mundo, todos os brasileiros”).
Quando perguntado sobre outros temas, o “falso Lula” escorregou. Chamou o presidente dos EUA, Barack Obama, de “meu amigo escurinho” e fez bravatas como esta, quando falou da crise financeira mundial: “o mundo teve que nos engolir goela abaixo”.
Detalhe: a entrevista foi gravada quando o Lula de verdade estava dentro do avião, retornando da Inglaterra. O presidente desembarcou em Brasília na manhã desta sexta-feira.
Desconfiada, Beatriz conversou com o cônsul geral Kywai de Oliveira. O diplomata estranhou o teor da entrevista. Isso fez com que a jornalista brasileira consultasse seus correspondentes no Brasil. Na manhã desta sexta-feira, ele descobriu que “Caio Martins” já era personagem conhecido na assessoria da Presidência da República.
Um dia antes, o serviço de língua portuguesa da Rádio Canadá, em Montreal, havia feito a mesma consulta para saber se a oferta da entrevista era veraz, bem como o e-mail.
Durante a madrugada brasileira (manhã na Austrália), a SBS editou a entrevista e preparou a divulgação via e-mails. A idéia era que, se confirmada a identidade do entrevistado (o próprio presidente da República), a conversa iria ao ar na manhã do sábado na Austrália. Não vai mais.
Agora o governo quer saber quem está enviando este e-mail e, mais importante, quem está se passando pelo presidente Lula. BLOG DO BOLEIRO
Postagem Anterior Próxima Postagem