Migalha pára a maior máquina do mundo

Um pequeno incidente nesta semana por um pedaço de pão que caiu em um transformador elétrico quase impediu que o acelerador de partículas do CERN (Laboratório Europeu de Pesquisa Nuclear) de funcionar em meados deste mês, como estava previsto.
Uma porta-voz do CERN revelou nesta sexta-feira(6) que na terça-feira passada (3), "um pedaço de pão, que achamos que era levado por um pássaro, caiu sobre o transformador elétrico do acelerador".
O incidente provocou um curto-circuito no equipamento, que fica na superfície - ao contrário do acelerador propriamente dito, que fica em um túnel circular de 27 km sob a fronteira entre França e Suíça -, causando o aquecimento de dois de seus setores.
A porta-voz acrescentou que o incidente também provocou uma interrupção do sistema de resfriamento do acelerador de partículas - os dois setores afetados já foram resfriados até sua temperatura operacional.
O CERN informou que o incidente não alterou os planos para iniciar novamente, por volta de meados de novembro, o Grande Colisor de Hádrons (LHC, na sigla em inglês), o maior acelerador de partículas já construído.
O LHC ficou mais de um ano parado devido a um grave estrago ocorrido dez dias depois de começar seus trabalhos em setembro de 2008.
Depois que a notícia vazou, para diminuir o impacto do incidente o CERN lidou com a situação com bom humor. Em um curto comunicado emitido hoje sobre o assunto, intitulado "Incidente Pão-Pássaro no LHC", o CERN explica que "o pássaro saiu ileso, embora tenha perdido seu pão". EFE
Postagem Anterior Próxima Postagem