Escolha da sede do Pan-2015 é nesta sexta-feira, em Guadalajara

Bogotá, na Colômbia; Lima, no Peru, e Toronto, no Canadá. Uma dessas três cidade será escolhida nesta sexta-feira (6) para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2015. A eleição, marcada para começar às 19h30 (horário de Brasília), acontece durante a assembleia geral da Odepa (Organização Desportiva Pan-Americana), em Guadalajara, México.
Desde o início da semana há representantes das três candidaturas promovendo almoços, jantares e encontros com os 42 membros da Odepa (pelo Brasil, vota Carlos Arthur Nuzman, presidente do COB, o Comitê Olímpico Brasileiro).
Os canadenses querem apagar a imagem de "cidade perdedora", de quando foi pré-candidata olímpica em 1996 e 2008, mas também sabem que qualquer sinal de arrogância - ou "já-ganhou" - pode custar bem caro. Toronto teria a maioria de votos dos países do Caribe, enquanto Lima teria um eleitorado mais distribuído, incluindo Cuba. Toronto levou bolinhas de golfe que será esporte olímpico em 2016, como lembrancinha, mas também apelou para o estômago dos eleitores, como suas rivais.
Em cafés da manhã, Toronto apresenta produtos típicos canadenses, do xarope de folhas de "maple" a rosquinhas a sorvetes. Os representantes do Peru, que apresentam a candidatura como "segura", vão de "pisco" (a forte aguardente de uva) nos encontros, enquanto Bogotá leva o símbolo do café colombiano - Juan Valdez (além da miss Colômbia, Michelle Rouillard Estrada).
Alan Garcia Perez, presidente do Peru, está sendo esperado nesta sexta-feira (6). O vice colombiano, Francisco Santos, já havia chegado no início da semana. O Canadá levou seu premier Dalton McGuinty. AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Postagem Anterior Próxima Postagem