"Reimaginar o Windows". Foi batendo nesta tecla poética que a Microsoft apresentou nesta terça-feira seu novo sistema operacional, o Windows 8, criado para rodar em tablets, desktops e celulares com telas sensíveis ao toque.
Ainda não há previsão de lançamento, mas a expectativa é chegar às lojas em 2012.
"Começamos a pensar no Windows 8 em junho de 2009, meses antes de mandar às lojas o Windows 7. Naquela época não havia tablets [como hoje]", lembrou Julie Larson-Green, vice-presidente da divisão Windows, no evento em Anaheim, na Califórnia. "Passamos a ouvir o tempo todo que as pessoas queriam tocar a tela."
Qualquer computador com Windows 7 poderá rodar a nova versão, mesmo sem monitores touchscreen, via teclado ou mouse. "Eu garanto, é tão agradável que você vai querer tocar todas as telas daqui pra frente", afirmou Steven Sinofsky, presidente da divisão Windows.
Com um sistema operacional único, o conceito é facilitar o compartilhamento de dados entre aparelhos, todos conectados à nuvem, armazenamento na internet à distância.
Sinofsky e Larson-Green fizeram demonstrações de alguns aplicativos instalados num tablet com processador ARM. Segundo eles, todos os programas serão criados de "forma harmoniosa" e "totalmente imersivos"
O Windows 8 também foi instalado e apresentado num laptop HP (que rodava Windows 7) e a rapidez da inicialização, em menos de 10 segundos, arrancou aplausos da plateia, formada principalmente por desenvolvedores de aplicativos.
"Vocês estão vendo esta tela preta porque o sistema operacional é mais rápido até mesmo do que o monitor", disse um dos diretores da empresa. Fonte: FOLHA.COM