Vulcão islandês deve fechar espaço aéreo no Reino Unido nesta terça

A Autoridade de Aviação Civil britânica (CAA, na sigla em inglês) disse ser provável que voos em partes do país sejam interrompidos nesta terça-feira (24) por conta da nuvem de cinzas expelida por um vulcão na Islândia.
Segundo o Departamento Meteorológico britânico, a previsão é que as cinzas do vulcão Grimsvotn cubram toda a Irlanda, a Escócia, e partes do norte da Grã-Bretanha – a ilha onde ficam Escócia, Inglaterra e País de Gales – até as 3h (horário de Brasília) desta terça-feira. Ao ser questionado se isso causaria uma interferência nos voos, o porta-voz da CAA respondeu que isso muito provavelmente ocorrerá. - Parece que é isso que vai acontecer, certamente.
Na Islândia, aeroportos voltarão a funcionar - O vulcão, que entrou em erupção neste sábado (21), continua expelindo cinzas nesta segunda-feira. O fenômeno já afeta a capital islandesa, Reykjavik, a 400 km da cratera. Segundo o jornal inglês The Telegraph, as cinzas chegarão ao leste da Irlanda e ao nordeste da Rússia até o fim do dia.
O espaço aéreo sobre a Islândia - um ponto importante de rotas transatlânticas - e o principal aeroporto do país permaneceram fechados durante esta segunda, já que as condições não melhoraram na madrugada. Mas as autoridades da Islândia informaram que nesta noite as operações voltarão a operar nos aeroportos internacionais de Keflavik, o principal do país, e de Reykjavík, fechados desde domingo pela nuvem de cinza vulcânica. Funcionários na França advertiram que haveria cancelamentos se as nuvens atingirem a Europa. O secretário de transportes do país, Thierry Mariani, afirmou que, com certeza, o continente será afetado e os voos serão cancelados. A instabilidade no espaço aéreo europeu acontece no momento em que o presidente americano, Barack Obama, faz uma viagem de seis dias pela Irlanda, Reino Unido, França e Polônia – países aonde as cinzas do vulcão Grimsvotn devem chegar, segundo previsões. No Brasil, os voos desta manhã de chegada e partida que envolvem destinos europeus mantiveram seus horários programados e não houve nenhum cancelamento, de acordo com o site da Infraero. Apesar da situação, o organismo europeu de segurança aérea, Eurocontrol, informou que o espaço aéreo da Europa não será fechado, mesmo parcialmente, ao menos por enquanto. Erupção relembra caos aéreo do ano passado - A erupção do Grimsvotn lembra o que aconteceu ano passado quando as cinzas do Eyjafallajokull paralisaram o céu europeu e deixaram 3 milhões de passageiros presos em aeroportos. O geofísico Einar Kjartansson, do Instituto Meteorológico islandês, disse à agência de notícias France Presse que a nuvem de cinzas chega a 10 km de altura. - O Grimsvotn continua em atividade e, apesar da potência da erupção ser inferior a de ontem [domingo] pela manhã, é comparável a da noite passada, com a nuvem de cinzas chegando a 10 km de altura. Para o especialista, a erupção pode durar uma semana ou duas, mas ele destacou que é impossível fazer previsões realistas. - Os meteorologistas afirmam que as cinzas podem seguir para a Europa durante a semana, mas não é mais que uma possibilidade, não é garantido. A maioria dos especialistas locais, no entanto, não acredita que o caos aéreo do ano passado se repita. FONTE: AGÊNCIAS INTERNACIONAIS
Postagem Anterior Próxima Postagem