O Canadá busca um pássaro que possa ser um símbolo nacional assim como o galo francês, a águia real russa ou o kiwi neo-zelandês. O país já possui a folha do bordo que é estampada na bandeira.
A organização nacional que estuda predadores, Canadian Raptor Conservancy, lançou a iniciativa.
A campanha ganhou uma magnitude considerável com o apoio que recebeu da rede pública de televisão CBC, que convocou os telespectadores a se manifestarem pela internet.
Símbolos nacionais não faltam no Canadá, informou em seu site a Raptor Conservancy. Eles vão da folha de bordo da bandeira nacional ao urso polar, passando pelo xarope de bordo e pelo hóquei no gelo.
Mas este vasto país não tem uma ave nacional - por lá, a observação de pássaros é um hobby popular e várias Províncias adotam como símbolos corujas, pica-paus ou papagaios do mar.
A organização se propõe a recolher pelo menos 200 mil assinaturas em uma petição que será enviada ao Parlamento Federal. Ela convoca os canadenses a escolherem e a explicarem a escolha em um pequeno texto.
A população deve escolher um pássaro fácil de ser encontrado, com o qual os canadenses poderão se identificar e, sobretudo, que ainda não tenha se tornado símbolo de uma Província canadense ou de um outro país.
O ganso selvagem do Canadá e o búteo de cauda vermelha são fortes candidatos, sugere a Raptor Conservancy. AFP