MEC proíbe cursos de medicina de matricular novos alunos

Os cursos de medicina da USS (Universidade Severino Sombra), Cesva (Centro de Ensino Superior de Valença - RJ) e Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) foram punidos pelo MEC (Ministério da Educação) com a redução ou suspensão da entrada de novos estudantes em 2009. As medidas foram publicadas no “Diário Oficial da União”.
As restrições impostas às universidades são resultado do processo de supervisão realizado pelo MEC. Ao todo, 17 instituições foram supervisionadas porque obtiveram conceitos iguais ou menores que dois (os conceitos do Enade variam de um a cinco).
Os problemas encontrados nos campi vão desde a falta de infra-estrutura para os estudantes até problemas no currículo, como falta de aulas práticas e disciplinas que não seguem as Diretrizes Curriculares Nacionais.
A Unimes (Universidade Metropolitana de Santos) é uma das punidas, com a redução do número de ingressantes no curso de medicina de 80 para 50 por ano. Entre as falhas apontadas pelo MEC estão a biblioteca desatualizada, a grade curricular excessivamente teórica e a baixa produção científica.
No Centro de Ensino Superior de Valença (RJ) e na Universidade Severino Sombra, também no Rio de Janeiro, os problemas encontrados foram semelhantes — deficiências no currículo, nos laboratórios e bibliotecas, falta de disciplinas práticas e residência médica precária. No caso delas, a punição foi mais grave: suspensão total do ingresso de novos alunos.
Procuradas pela reportagem, a USS informou que só se manifestará depois de esgotados todos os recursos e que ainda não foi notificada oficialmente. A Unimes e o Cesva também foram consultados por volta das 15h30 de hoje, mas ainda não se manifestaram. As universidades terão dez dias para entrar com recurso depois de notificadas das restrições.
Desobediência - A Unig (Universidade Iguaçu), punida no ano passado, agora está sendo processada pelo MEC e não poderá dar início ao curso de medicina que começa em 2009. Segundo o ministério, a instituição desrespeitou no ano passado a ordem da pasta de não admitir novos alunos no campus Itaperuna (RJ) a partir deste ano, realizando vestibular no dia 6 de dezembro e convocação para matrícula no dia 9. A ordem do MEC era do dia 4 de dezembro.
Além da Unig, a Ulbra (Universidade Luterana do Brasil, no RS) e a Universidade de Marília (SP) também tiveram o número de vagas reduzidas no ano passado.
Postagem Anterior Próxima Postagem