Fluxo global de investimento estrangeiro cai 21%

Números divulgados pela Conferência das Nações Unidas sobre Comércio e Desenvolvimento apontam que o fluxo global de investimento estrangeiro direto (IED) teve queda de 21% para 1,4 trilhão de dólares em 2008 e deve diminuir ainda mais em 2009. O fluxo de investimentos para economias desenvolvidas caiu um terço, entretanto, para economias em desenvolvimento o fluxo apresentou um pequeno aumento. A agência da ONU alertou que devido aos impactos negativos da crise econômica, menos recursos devem ser investidos em países pobres este ano.
Recessão - O Produto Interno Bruto (PIB) da zona euro registrará em 2009 recessão de 1,9%, anunciou a Comissão Europeia nesta segunda-feira. A organização também informou que a queda no PIB deve chegar acompanhada por um forte aumento dos déficits e por um maior desemprego. A Comissão prevê, no entanto, que a área dos 16 países que compartilham a moeda deve registar um leve crescimento de 0,4% no próximo ano.
O órgão supranacional com sede em Bruxelas também acredita que, em 2010, o desemprego deve chegar a 10,2%, superando pela primeira vez na úlitma década a barreira dos dois dígitos. As previsões são mais pessimistas que as divulgadas pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) e pelo Banco Central Europeu (BCE), que anteciparam uma queda de 0,5% do PIB em 2009. (VEJA)
Postagem Anterior Próxima Postagem