Vauban: um bairro livre de carros e do trânsito

Parece mentira, mas no bairro de Vauban, localizado na cidade alemã Freiburg, não circulam carros. A região, planejada para ser ecologicamente correta, começou a ser construída em meados dos anos 90 e passou a ser habitada após o ano 2000.
Esse distrito experimental, localizado próximo da fronteira suíça, proíbe o uso de carros. A única via que passa um transporte similar é na rua principal, de onde sai um bonde que segue para o centro de Freiburg. Ter um automóvel é permitido, porém, ele deve ser deixado em grandes garagens localizadas fora do limite da comunidade.
Por conta dessa norma, cerca de 70% das famílias que lá moram não possuem veículos. Desta porcentagem, 57% venderam o carro para se mudar para o bairro. “Quando eu tinha carro, estava sempre tensa. Desta forma sou muito mais feliz”, afirma Heidrun Walter, habitante do local, em entrevista ao The New York Times.
Neste local, vivem 5.500 pessoas distribuídas por uma área de 2,6km2. O modelo de Vauban é, certamente, radical. Mas, a idéia de colocar o comércio distribuido em avenidas principais, já é copiado por outros subúrbios. Estes locais querem evitar o acúmulo de carros em um único local - como shoppings localizados em estradas distantes da área residencial.
As bicicletas, o verde e a paz predominam por lá. E o meio ambiente agradece. JOVEM PAN ONLINE
Postagem Anterior Próxima Postagem