SÃO PAULO (Reuters) - Mais cinco códigos de DDDs ganham o recurso da portabilidade numérica, que permite ao cliente de telefone fixo ou celular mudar de operadora e manter a linha.
As regiões envolvem um contingente de 8 milhões de pessoas, que se juntam aos 20,2 milhões contemplados com o recurso desde 1o de setembro.
Segundo a ABR Telecom, entidade administradora da portabilidade no Brasil, o recurso passa a ser oferecido para usuários atendidos pelos DDDs 33 e 38, em Minas Gerais; 44, no Paraná; 49 em Santa Catarina e 84 no Rio Grande do Norte.
Esta é a terceira etapa do calendário de implantação da portabilidade numérica, que prevê que todo o país esteja atendido até o mês de março de 2009.
Desde o dia 1o de setembro, de acordo com a base de dados da ABR Telecom, 61.960 usuários de telefonia fixa e móvel solicitaram troca de operadora com manutenção do número de telefone.
Desse total, 36.816 eram usuários de telefonia móvel e 25.144 de telefonia fixa.
Quanto às trocas efetivadas, desde a implantação da portabilidade, 36.671 usuários já foram transferidos de operadora, dos quais 20.892 de telefonia móvel e 15.779 assinantes de telefonia fixa.
No primeiro ano de implantação do serviço, o processo deve estar concluído em até cinco dias úteis, desde que todos os critérios para a mudança sejam atendidos. A partir do segundo ano, a mudança será efetivada em até três dias úteis. O usuário também pode agendar a data de transferência de operadora para após os cinco dias úteis.
(Texto de Taís Fuoco)