segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sindicato de pilotos da Air France protesta contra boatos sobre voo 447

O sindicato de pilotos da Air France se revoltou contra a multiplicação de rumores não confirmados sobre as circunstâncias em que ocorreu o acidente do voo 447 entre Rio de Janeiro e Paris, em especial sobre a atuação da tripulação.
Desde que foram encontradas as caixas-pretas do A330, no início deste mês, vêm se multiplicando informações na imprensa europeia para tentar explicar as circunstâncias e causas do acidente ocorrido em 31 de maio de 2009 próximo à costa brasileira, que deixou 228 mortos. De acordo com a revista alemã "Der Spiegel", o acidente teria sido causado por um desligamento repentino da aeronave em função do congelamento das sondas pitot, que medem a velocidade da aeronave, versão que já tinha sido aventada pelos investigadores. A revista afirma também que o comandante do avião não estava na cabine do piloto no momento em que o avião encontrou as primeiras dificuldades em seu percurso. Ele teria voltado à cabine às pressas e gritado instruções para seus dois copilotos, menos experientes que ele. Em comunicado divulgado na segunda-feira, o sindicato SNPL-France Alpa denunciou as "suspeitas infundadas" e destacou que uma eventual ausência do comandante de bordo na cabine estaria "inteiramente em conformidade com as regras internacionais". "De fato, durante tais voos de longa duração, está prevista a presença de um piloto de reforço para que cada um dos membros da tripulação possa tirar momentos de descanso durante o voo. Dois pilotos permanecem sempre nos comandos, conforme exigem as regras de certificação do avião", explicou o sindicato. O BEA, órgão responsável pela investigação de acidentes aéreos na França, quer tomar o tempo necessário para analisar os dados contidos nas caixas-pretas antes de divulgar, dentro de várias semanas, as primeiras informações sobre as circunstâncias do acidente. Mas os investigadores decidiram adiantar parcialmente sua agenda em função "das informações parciais e mais ou menos contraditórias" divulgadas pela imprensa e que podem "prejudicar a serenidade da investigação". Por essa razão, o BEA anunciou na semana passada que elementos factuais sobre as circunstâncias do acidente, mas não sobre as causas, serão divulgados na próxima sexta-feira (27). A Air France e a Airbus foram indiciadas em março por homicídios culposos dentro da investigação judicial sobre a catástrofe. A hipótese de um problema com as sondas pitot de medição da velocidade, fabricadas pela Thales e usadas nos aviões A330 e A340, foi aventada como causa possível da tragédia. Após o acidente, as sondas pitot foram substituídas por outras sondas em toda a frota da Air France. FONTE: REUTERS

A origem real - e fascinante - do biquíni

Há 55 anos, os EUA testavam uma bomba de hidrogênio na ilha Namu, no atol de Bikini, no Oceano Pacífico. A bomba de 15 megatons explodiu a 4.500m, causando uma bola de fogo de 6,5km, 500 vezes mais brilhante que o Sol.
Foi o primeiro teste aéreo da bomba atômica, criada em 1951 por Edward Teller e Stanisław Ulam, e foi mais um de vários testes nucleares no atol de Bikini. Na época, um novo tipo de bomba atômica já estava sendo testada em praias de todo o mundo, uma das peças de vestimenta mais fascinantes que a humanidade já criou: o biquíni. Foi em maio de 1946 que Louis Réard – um engenheiro automotivo francês, que na época administrava a loja de lingerie da mãe em Paris – apresentou duas peças pequenas de roupa, promovendo-a como “o menor maiô do mundo”. Ao mesmo tempo e sem saber, o designer de moda Jacques Haim estava trabalhando num design semelhante. Réard chamou sua invenção de biquíni por causa dos testes nucleares no atol de Bikini. Ele pensou que todos ficariam chocados com a exibição ousada de curvas e umbigos. Ele estava certo. Durante muitos anos, o biquíni causou mais surpresa que qualquer um dos testes nucleares feitos pelos EUA e pela União Soviética. A piada na época era que o “biquíni” dividiu o “átomo”, porque ele foi apresentado logo depois de um maiô pequeno de uma peça, chamado de Atome (átomo, em francês). O biquíni estava tão explosivo que até as rainhas do maiô nos EUA não aprovaram, como relata o Los Angeles Times em 1949: A bela loira e rainha do maiô Bebe Shopp, 18, de Hopkins, Minn. recebeu boas-vindas com entusiasmo em Paris, mas ela disse que não mudou de ideia em relação a maiôs franceses… “Eu não aprovo os maiôs Bikini para garotas americanas”, disse Bebe a entrevistadores franceses. “As garotas francesas podem vesti-los se quiserem, mas eu ainda não os aprovo para garotas americanas”. Ela mal imaginava que o fio-dental já seria usado uma década depois. Mas apesar de todos nós podermos comemorar a invenção do biquíni, o engenheiro automotivo e o designer de moda o estavam apenas redescobrindo. Na verdade, o maiô de duas peças já era usado no mundo greco-romano, no terceiro século antes de Cristo. Este mosaico, descoberto em Villa Romana del Casale, na Itália, é uma prova disto. Seus milhares de ladrilhos coloridos mostram mulheres praticando esportes e se exercitando na praia. Habemus Pamela Anderson! Este não é o único registro do biquíni nessa época. Em Pompeia, também na Itália, arqueólogos descobriram várias estátuas da deusa Vênus vestida de biquíni. E apenas seiscentos anos antes disto, o filósofo grego Demócrito formulou a teoria atômica do cosmos, que explicava que nosso mundo era feito de pequenas partículas invisíveis em constante movimento. Mais outra confirmação de que, enfim, nada há que seja novo debaixo do sol. FONTE: GIZMODO BRASIL

TODO MUNDO PRA FORA: Suprema Corte ordena libertação de milhares de presos na Califórnia

A Suprema Corte dos Estados Unidos ordenou nesta segunda-feira ao estado da Califórnia (oeste) a libertação de milhares de prisioneiros, para tentar amenizar o problema crônico da superlotação de suas penitenciárias.
"O limite da população carcerária estabelecido pela corte é necessário para remediar a violação dos direitos constitucionais dos prisioneiros", disse a máxima instância judicial americana, em uma sentença aprovada por 5 votos a 4. "Devido ao não-cumprimento (das normas) nas novas construções, transferências foram do estado e outros meios (...), o estado terá que libertar um certo número de prisioneiros antes de cumprida a totalidade de sua sentença", determina o veredicto. Os problemas de liquidez da Califórnia geraram há alguns anos uma situação de superlotação de suas prisões. Atualmente, há 148.000 detentos, alojados em 33 prisões projetadas para abrigar 88.000 pessoas, segundo dados do estado. A resolução da Suprema Corte delega ao estado a função de escolher os meios para reduzir a superlotação. FONTE: AFP

Projeto quer fotografar em 3D todas as espécies de formigas

"São insetos incríveis", diz o pesquisador-chefe do projeto, Brian Fisher. "As formigas inventaram (o conceito de) cultivo agrícola muito antes que os humanos."
Fisher criou o projeto AntWeb (www.antweb.org), que já oferece imagens detalhadas de mais de 5 mil espécies catalogadas. O cientista agora planeja viajar pelo mundo com as imagens, exibindo-as em museus. As fotos foram produzidas com um software chamado Auto-Montage 3D, desenvolvido na Grã-Bretanha. Ele tira e combina diferentes imagens em 3D, cada uma com um plano diferente de foco. O catálogo ficará disponível online, para servir de fonte de informação para pesquisadores. Segundo Fisher, ainda há muito o que descobrir sobre as formigas. "Descobrimos apenas cerca de 15% das espécies existentes na Terra", disse o especialista. "E as pessoas parecem mais interessadas em descobrir se há vida em Marte do que (identificar) as outras 85%. Acho que, em parte, isso acontece porque não vemos o incrível mundo escondido (habitado pelas formigas)." Segundo ele, os cientistas conhecem atualmente cerca de 12 mil espécies de formigas, mas estima-se que isso represente apenas 15% do total de espécies existentes. FONTE: MSN VERDE

Segredos da Área 51: exército americano usou aviões falsos de papelão para enganar os russos

Vários documentos sobre as ações da Área 51 durante a Guerra Fria foram abertos, e a National Geographic descobriu que os militares americanos usavam um método de baixíssima tecnologia para enganar os russos. O truque envolvia papelão, o calor ocasional e satélites infravermelho.
A Área 51 era o centro do projeto OXCART, um avião espião. Os russos também usavam a mesma tecnologia. Eles sobrevoavam a base com satélites espiões para saber o que os EUA andavam aprontando. Só que o exército americano acabou descobrindo a espionagem sobre sua base, permitindo que os militares fizessem os testes mais críticos na hora certa. Quando um satélite russo sobrevoava o local, a equipe movia o avião secreto para um galpão protegido. No entanto, a parte mais interessante aconteceu quando os russos conseguiram um desenho do projeto OXCART por meio de satélites infravermelho. Quando um avião era estacionado no deserto quente da Área 51, sua sombra criava uma silhueta mais fria por causa da sombra, e o formato ficava visível por meio de infravermelho quando ele era removido do local. Assim, os americanos bolaram um plano bem criativo. Para despistar os satélites infravermelho, a equipe da Área 51 começou a construir aviões falsos e cheios de curvas com papelão e outros materiais comuns para criar sombras incorretas para os soviéticos. (Os aviões verdadeiros, que não deveriam ser vistos, eram movidos antes da chegada dos satélites.) Em alguns casos, a equipe chegava a ligar aquecedores perto das naves imaginárias para passar a imagem de que o avião acabara de decolar. É divertido rever o jogo de gato e rato que os EUA e a Rússia fizeram na Guerra Fria. Mas imagino que não tenha sido tão divertido assim na época. FONTE: NATIONAL GEOGRAPHIC

Vulcão islandês deve fechar espaço aéreo no Reino Unido nesta terça

A Autoridade de Aviação Civil britânica (CAA, na sigla em inglês) disse ser provável que voos em partes do país sejam interrompidos nesta terça-feira (24) por conta da nuvem de cinzas expelida por um vulcão na Islândia.
Segundo o Departamento Meteorológico britânico, a previsão é que as cinzas do vulcão Grimsvotn cubram toda a Irlanda, a Escócia, e partes do norte da Grã-Bretanha – a ilha onde ficam Escócia, Inglaterra e País de Gales – até as 3h (horário de Brasília) desta terça-feira. Ao ser questionado se isso causaria uma interferência nos voos, o porta-voz da CAA respondeu que isso muito provavelmente ocorrerá. - Parece que é isso que vai acontecer, certamente.
Na Islândia, aeroportos voltarão a funcionar - O vulcão, que entrou em erupção neste sábado (21), continua expelindo cinzas nesta segunda-feira. O fenômeno já afeta a capital islandesa, Reykjavik, a 400 km da cratera. Segundo o jornal inglês The Telegraph, as cinzas chegarão ao leste da Irlanda e ao nordeste da Rússia até o fim do dia.
O espaço aéreo sobre a Islândia - um ponto importante de rotas transatlânticas - e o principal aeroporto do país permaneceram fechados durante esta segunda, já que as condições não melhoraram na madrugada. Mas as autoridades da Islândia informaram que nesta noite as operações voltarão a operar nos aeroportos internacionais de Keflavik, o principal do país, e de Reykjavík, fechados desde domingo pela nuvem de cinza vulcânica. Funcionários na França advertiram que haveria cancelamentos se as nuvens atingirem a Europa. O secretário de transportes do país, Thierry Mariani, afirmou que, com certeza, o continente será afetado e os voos serão cancelados. A instabilidade no espaço aéreo europeu acontece no momento em que o presidente americano, Barack Obama, faz uma viagem de seis dias pela Irlanda, Reino Unido, França e Polônia – países aonde as cinzas do vulcão Grimsvotn devem chegar, segundo previsões. No Brasil, os voos desta manhã de chegada e partida que envolvem destinos europeus mantiveram seus horários programados e não houve nenhum cancelamento, de acordo com o site da Infraero. Apesar da situação, o organismo europeu de segurança aérea, Eurocontrol, informou que o espaço aéreo da Europa não será fechado, mesmo parcialmente, ao menos por enquanto. Erupção relembra caos aéreo do ano passado - A erupção do Grimsvotn lembra o que aconteceu ano passado quando as cinzas do Eyjafallajokull paralisaram o céu europeu e deixaram 3 milhões de passageiros presos em aeroportos. O geofísico Einar Kjartansson, do Instituto Meteorológico islandês, disse à agência de notícias France Presse que a nuvem de cinzas chega a 10 km de altura. - O Grimsvotn continua em atividade e, apesar da potência da erupção ser inferior a de ontem [domingo] pela manhã, é comparável a da noite passada, com a nuvem de cinzas chegando a 10 km de altura. Para o especialista, a erupção pode durar uma semana ou duas, mas ele destacou que é impossível fazer previsões realistas. - Os meteorologistas afirmam que as cinzas podem seguir para a Europa durante a semana, mas não é mais que uma possibilidade, não é garantido. A maioria dos especialistas locais, no entanto, não acredita que o caos aéreo do ano passado se repita. FONTE: AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

É assim que seu cérebro fica quando você se masturba

Após a invenção das máquinas que geram imagens de ressonância magnética — que mostra o fluxo sanguíneo no cérebro –era só questão de tempo até os cientistas colocarem alguém dando prazer a si mesmo dentro da máquina. E foi assim que ficou o cérebro de Kayt Sukel, da New Scientist, após um delicioso escaneamento de seu cérebro no momento de um orgasmo.
Sukel trabalhou com o pesquisador Barry Komisaruk, da Universidade de Rutgers, que está estudando a resposta cerebral durante a excitação e o orgasmo. Komisaruk descobriu que em grande parte das mulheres, quando o clímax é atingido, o córtex pré-frontal (que cuida da parte de “funções executivas”, como tomar uma decisão importante) tem um aumento de atividade. O envolvimento da área em momentos em que o toque é mais imaginado do que sentido pode indicar o uso de “imaginação ou fantasia”, além de mostrar a habilidade do cérebro de controlar as ações do corpo. Mas o córtex pré-frontal não é a única parte do corpo que fica ativa — como você pode ver, o cérebro da repórter registrou atividade em outras 30 áreas, “incluindo aquelas que envolvem toque, memória, recompensa e até dor”. Curiosamente, outro estudo que examinou o cérebro durante um orgasmo com ressonância magnética mostrou diminuição da ação do córtex pré-frontal. A diferença entre os dois estudos? O orgasmo investigado por Komisaruks é causado por auto-estimulação, enquanto o outro envolvia chegar ao clímax com a ajuda de um parceiro — indicando que o cérebro pode reagir de forma diferente nos dois cenários. FONTE: GIZMODO BRASIL

Levantamento indica que 11 dos 18 maiores planos de saúde do País estão endividados

Onze dos 18 maiores planos de saúde do País estão em dificuldades financeiras. É isso o que indica um levantamento feito pelo Jornal da Tarde com dados da (Agência Nacional de Saúde Suplementar) que classificam os balanços (ano de 2009, último disponível) repassados pelas próprias operadoras.
Para os clientes, uma empresa do setor com problemas econômicos pode significar piora no atendimento e nos serviços prestados, com redução da rede credenciada e demora para marcação de consultas, exames e outros procedimentos médicos. A ANS mede o desempenho das operadoras em cinco faixas de valores numa escala de zero a um; quanto mais próximo de zero, pior a situação. Dos 18 maiores planos analisados pela reportagem (Green Line, Unimed Paulistana, Unimed Seguros Saúde, Trasmontano de São Paulo, Serma, Assimédica, Prevent Senior Private, Prevent Senior Corporate, Marítima Seguros, São Cristóvão, Amil Saúde, Amico, Golden Cross, Intermédica, Omint, Porto Seguro, Bradesco Saúde e Itálica), seis deles (Unimed Paulistana, Trasmontano de São Paulo, Serma, Assimédica, Prevent Senior Corporate e Itálica) estão na pior faixa de desempenho financeiro, com pontuação de 0,00 a 0,19. Outros cinco estão na segunda pior faixa de avaliação (de 0,20 a 0,39). São eles: Green Line, Unimed Seguros Saúde, Prevent Senior Private, Marítima Seguros e São Cristóvão. A Omint ficou na faixa intermediária (de 0,40 a 0,59). Amil Saúde, Amico, Golden Cross e Intermédica ficaram na segunda melhor faixa (entre 0,60 e 0,79). Porto Seguro e Bradesco alcançaram os melhores índices (de 0,80 a 1). Uma fonte ligada ao setor das operadoras confirmou que a situação financeira das empresas realmente é grave e causada pelo excesso de novos procedimentos obrigatórios inseridos no rol pela ANS. Dirigentes do setor queixam-se de que a inclusão de exames, cirurgias e tratamentos complexos e mais caros tem impacto muito alto nas contas das operadoras de saúde. Eraldo Cruz, gerente geral da ANS para o acompanhamento econômico das operadoras, afirma que algumas dessas empresas já estão sendo acompanhadas em um plano de recuperação. - Algumas empresas chegaram até a passar por um regime de direção fiscal e algumas até já saíram dessa situação. A ANS não divulga a relação de operadoras sob intervenção, alegando questões de segurança, já que isso poderia afugentar os clientes desses planos, o que agravaria a situação da empresa. A recente quebra da Samcil é um exemplo de como os consumidores podem ser prejudicados quando a saúde financeira da operadora vai mal. A empresa foi obrigada a repassar sua carteira de clientes e a Green Line assumiu essa responsabilidade, porém, até agora o quadro não é nada tranquilizador para a clientela. De acordo com Samantha Pavão, técnica do Procon-SP, é essencial que, antes de contratar, o consumidor faça uma pesquisa, avalie cada operadora e compare o desempenho delas. Seja na ANS ou no site do Procon. FONTE: AGÊNCIA ESTADO

DICA: Por que colocar o celular em modo de voo pode ser melhor do que o silencioso

Você está trabalhando, em uma reunião importante, conversando com amigos ou simplesmente não quer ser interrompido no momento. De repente, seu aparelho celular começa a apitar, vibrar e disparar o ringtone, ficando impossível manter a concentração com esses alertas que incomodam e o atraem a pegar o celular e verificar naquele instante o que está acontecendo.
Felizmente, não é difícil impedir tal situação de acontecer. Afinal, é para isso que existe o modo Silencioso ou, de uma maneira mais radical, o botão para desligar seu telefone. Mas outra função semelhante, que muitas vezes nem é utilizada por quem adquire um aparelho, pode servir como uma alternativa ainda melhor para conseguir paz e não precisar checar as chamadas ou mensagens recebidas a todo instante.
Trata-se do Airplane Mode (ou Modo de Voo, em tradução literal, pois o nome pode variar entre os modelos). O Baixaki explica abaixo como funciona e qual a utilidade dessa opção, que é capaz de deixá-lo mais confortável durante momentos que exigem o desligamento do celular.
Apertem os cintos - A função do Modo de Voo é bastante simples: cortar todos os sinais emitidos e recebidos pelo aparelho. Em outras palavras, ao ativá-lo, você não pode efetuar ou receber chamadas, acessar a internet, utilizar GPS ou compartilhar arquivos por Bluetooth.
Com o Modo de Voo, entretanto, ainda é possível desfrutar de diversas funções sem medo de causar panes ou algo similar. Você consegue escutar músicas, assistir a vídeos, tirar fotos, digitar textos e alterar configurações como despertador e calendário sem problemas, desde que nenhuma dessas atividades envolva ficar online ou em uma chamada telefônica.
Mas existem algumas turbulências nessa tecnologia. Infelizmente, essa opção não está disponível em todos os celulares, mas apenas em modelos recentes, como iPhones, modelos de BlackBerry e outros smartphones. Além disso, algumas companhias aéreas brasileiras e norte-americanas não permitem deixar o telefone ligado durante toda a viagem, mesmo que ele tenha suporte a essa função segura.
Ela foi criada originalmente apenas para permitir o uso de celulares durante voos sem causar nenhum problema durante o trajeto. Ou seja, as instruções passadas antes da decolagem procedem: é necessário desligar aparelhos portáteis e similares, pois eles podem causar interferências na comunicação entre o veículo e a torre que monitora todas as atividades dos aviões.
Se o seu aparelho suporta essa função, ativá-la vai depender do produto. Em modelos de BlackBerry, por exemplo, a opção é nomeada “Turn All Connections Off”, enquanto em outros produtos ele é rapidamente selecionável no mesmo menu do modo Silencioso. Já no iPhone ele está disponíveis em “Ajustes”, chamado de “Modo Avião”. Um ícone de uma aeronave surge no canto superior esquerdo do aparelho quando ele se encontra ativado.
Por sua eficácia e utilidade, seu uso ultrapassou os aeroportos e tornou-se uma boa chance de silenciar seu telefone sem inutilizá-lo.
Alternativa válida - Uma das funções que o Modo de Voo pode substituir é o modo Silencioso. Já bastante difundido e presente faz tempo nos portáteis, ele corta todo o som de chamadas e mensagens. Mesmo assim, você continua recebendo emails, mensagens e chamadas, que são avisadas com a tela piscando ou com a vibração do celular (que pode ser desativada).
A outra solução seria desligar totalmente o celular, ação que o inutiliza completamente. Além de não poder usá-lo como telefone, não é possível ouvir música, assistir a vídeos ou visualizar imagens que estejam na memória do produto.
Quando você está com amigos, por exemplo, e quer mostrar fotos de sua última viagem, o Modo de Voo faz com que você execute essa tarefa sem se preocupar com chamadas ou apitos do aparelho, demonstrando educação e foco na atividade que você está realizando.
Vale lembrar que, nos dias de hoje, a telefonia é apenas uma entre várias funções nos aparelhos mais modernos, que fazem tantas tarefas quanto um computador simples. Ter a capacidade de executar esses itens é essencial em alguns momentos e, com o Modo de Voo, cumprir isso se tornou ainda mais fácil. FONTE: TECMUNDO/BAIXAKI

Irmã Dulce é beatificada em Salvador

Irmã Dulce foi beatificada por volta das 18h deste domingo, no Parque de Exposição de Salvador. Esta etapa é a última antes da canonização da religiosa, conhecida como 'Mãe dos pobres' e 'Anjo Bom da Bahia'. A partir desta data, ela será chamada 'Bem-aventura Dulce dos pobres'.
Terminado o relato de sua trajetória, foi lido o decreto apostólico do Papa Bento XVI inscrevendo Irmã Dulce na lista dos santos e beatos da Igreja Católica, propondo-a como exemplo cristão para todos os fiéis. Neste momento, foi anunciada também a data de celebração da sua festa litúrgica: 13 de agosto.
No primeiro ato da cerimônia, Dom Lorenzo Baldisseri, representante do Papa no Brasil, cumprimentou as autoridades presentes, entre elas o prefeito de Salvador, João Henrique e o senador José Sarney. A missa de abertura foi presidida pelo cardeal Dom Geraldo Majella Agnelo, que representou o papa Bento XVI e que foi ex-arcebispo de Salvador.
Para ser considerada beata, o Vaticano fez o reconhecimento jurídico de uma farta documentação sobre a veracidade do milagre atribuído a Irmã Dulce, em junho de 2003. Em abril de 2009, a religiosa foi considerada venerável pela biografia. Isso, segundo a Igreja Católica, implica dizer que Irmã Dulce teve uma vida de santidade.
Abertura do processo de beatificação começou em 17 de janeiro de 2000. No ano seguinte foi anunciado o milagre e, em 2002, o processo foi levado para análise do Vaticano.
A presidente da República, Dilma Rousseff, acompanhou a programação, ao lado de Jaques Wagner, governador da Bahia, e da primeira-dama do estado, Fátima Mendonça.
Outras autoridades, como o prefeito de Salvador, João Henrique, o senador José Sarney, o ministro da Secretaria Geral da Presidência, Gilberto Carvalho, o ministro do Desenvolvimento Agrário, Afonso Florence, o ministro das Cidades, Mário Negromonte, e o ex-governador de São Paulo, José Serra, estiveram presentes ao evento em Salvador.
Papa Bento XVI - O Papa Bento XVI afirmou, em pronunciamento realizado no Vaticano, neste domingo, que estava junto aos brasileiros na alegria pela beatificação de Irmã Dulce.
"Ao saudar os peregrinos de língua portuguesa, desejo também associar-me à alegria dos pastores e fiéis congregados em Salvador, na Bahia, para a beatificação da Irmã Dulce Lopes Pontes, que deixou atrás de si um prodigioso rastro de caridade, a serviço dos últimos, levando o Brasil inteiro a venerar os desamparados", disse, em português.
Fiéis em Salvador - Os portões do Parque de Exposições de Salvador foram abertos aos fiéis por volta das 14h deste domingo. O trânsito na Avenida Paralela, principal via de acesso ao espaço, ficou congestionado no início da tarde. O fluxo de ônibus trazendo fiéis foi intenso no portão do local.
Por volta das 14h, crianças apresentaram o espetáculo "Nasce uma Flor", com dança, música e teatro, retratando alguns momentos da trajetória de vida de Irmã Dulce. FONTE: G1