Investigação sobre acidente de trem na Argentina revela erros técnicos

Imagem publicada no Facebook e reproduzida pelo La Nación mostra
dezenas de passageiros presos em vagão após acidente
A investigação sobre as causas do acidente de trem que deixou 51 mortos em Buenos Aires na semana passada revelou novos erros técnicos que confirmam as graves deficiências do sistema de trens na capital portenha.

Nesta semana, uma foto que mostra dezenas de passageiros presos em um dos vagões do trem foi publicada por um bombeiro em sua página no Facebook. A imagem foi reproduzida por jornais argentinos como o La Nación, levando o bombeiro a retirá-la de seu perfil no site, alegando uso indevido.

Segundo edição desta quinta-feira do mesmo jornal, que se baseou em um relatório oficial, a investigação da Comissão Nacional de Regulação do Transporte (CNRT) revelou que o para-choques hidráulico da estação de Once, que deveria ter amortecido o impacto do trem acidentado, não funcionava.

O para-choques atuou "apenas como um impedimento estático ao avanço", ou seja, como uma parede, de acordo com o jornal. O acidente aconteceu em 22 de fevereiro quando um trem procedente da província de Buenos Aires e carregado com cerca de 1,5 mil passageiros se chocou contra uma plataforma da estação de Once, no centro da capital.

"Se o para-choques hidráulico tivesse funcionado corretamente, o impacto do trem a 20 km/h teria sido menor e talvez não tivesse provocado a tragédia que causou. No estado em que estava foi como se (o trem) tivesse se chocado contra uma parede", disse o porta-voz do sindicato de trabalhadores ferroviários La Fraternidad, Horacio Caminos. 

EmpresaA manutenção do para-choques, das vias e do material rolante, lembrou o La Nación, é responsabilidade da empresa concessionária, Trens de Buenos Aires (TBA), que sofreu uma intervenção nesta semana pelo governo da presidente Cristina Kirchner após duras críticas de negligência do Executivo.

A conclusão do relatório foi corroborada pelo maquinista do trem acidentado, que denunciou que o parachoque não funcionou e se rompeu após o impacto.

O jovem motorista afirmou que os freios do trem falharam e que a válvula de emergência também não funcionou.

A presidente argentina pediu à justiça que acelere a investigação sobre as causas do acidente para esclarecer responsabilidades. Na quarta-feira, o governo conseguiu barrar a aprovação de um relatório da Auditoria Geral da Nação que, segundo a imprensa local, destapa graves irregularidades no funcionamento da TBA e põe em evidência a falta de controle do Estado.

Familiares e amigos das vítimas pediram a apuração de responsabilidades políticas e criticaram vários membros do gabinete de Cristina Kirchner, especialmente o secretário de Transporte, Juan Pablo Schiavi, que na quarta-feira foi operado com urgência de uma angioplastia coronária. fonte: EFE
Postagem Anterior Próxima Postagem