Edital do leilão 4G fica pronto até dezembro, diz Paulo Bernardo

O edital para o leilão de frequências 4G para serviços de telecomunicações sem fio ficará pronto nas próximas semanas, segundo o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo.

Em entrevista a jornalistas nesta segunda-feira (7), Bernardo disse que o edital deve trazer exigências para que as empresas tenham serviços 4G disponíveis nas cidades-sede da Copa das Confederações, em 2013, e nos demais municípios que receberão jogos da Copa do Mundo, em 2014.

“Nós não estamos fazendo leilão para arrecadar, mas para garantir oferta de serviço com prazo menor e com abrangência grande, com a qualidade que é devida”, disse Bernardo. “Até dezembro deve estar pronto a proposta de consulta pública”, acrescentou.

O 4G é o nome dado a um conjunto de tecnologias e padrões de transmissão de dados e voz por redes de telefonia celular. A tecnologia alcança velocidades de cerca de 100 megabit (Mbps), uma taxa de transmissão cerca de dez vezes maior do que a máxima obtida atualmente pelo 3G, que é de 7 Mbps.

O diretor-geral da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), João Rezende, que assumiu o comando do órgão regulador nesta segunda-feira, afirmou que o leilão 4G ocorrerá até o final de abril de 2012.

Qualidade de internet

Paulo Bernardo também afirmou nesta segunda-feira (7) que os regulamentos de qualidade para a internet fixa e móvel aprovados pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) também serão aplicados aos contratos no âmbito do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL).

Empresas do setor têm alegado que os regulamentos não mencionam a banda larga popular, o que poderia abrir espaço para interpretações diversas. “A minha ideia é que os regulamentos se aplicam normalmente. Os clientes da banda larga popular não podem ser de segunda categoria, não queremos isso”, completou. FONTE: REUTERS/AGÊNCIA ESTADO
Postagem Anterior Próxima Postagem