Sobem para 12 os mortos em terremoto na Índia e no Nepal

Um forte terremoto atingiu o nordeste da Índia e o Nepal neste domingo, matando ao menos 12 pessoas, danificando prédios e levando uma multidão a correr às ruas.


O tremor, de magnitude 6,9, foi sentido na capital indiana, Nova Déli, e foi seguido de outros dois terremotos -- um de 6,1 e outro de 5,3, de acordo com sismólogos indianos.

No Estado indiano de Sikkim, ao menos cinco pessoas morreram e outras 50 ficaram feridas, de acordo cok secretário-chefe Karma Gyatso. Uma morte foi registrada no Estados de Bengal Oeste, e outra em Bihar. No Nepal, ao menos outras cinco pessoas morreram e dezenas ficaram feridas.

De acordo com redes de TV locais, edifícios desabaram, calçadas racharam e duas estradas ruíram em Gangtok, capital de Sikkim, localizada 68 quilômetros ao sudeste do epicentro do tremor.

Linhas de transmissão foram derrubadas em nas cidades de Darjeeling e Kalimpong, em Bengal Oeste, que estão "às escuras", segundo o ministro do Estado Mamata Banerjee said, citado pela agência Press Trust of India.

O premiê indiano, Manmohan Singh, se ofereceu para enviar tropas para ajudar nos esforços de resgate, e convocou a Autoridade Nacional de Gerenciamento de Resgates para uma reunião de emergência.

A força aérea enviou cinco aviões para auxiliar nos trabalhos de resgate.

NEPAL - No Nepal e em Bangladesh, o terremoto fez com que milhares saíssem de suas casas e comércios.

Na capital nepalesa, Katmandu, membros do Parlamento que participavam de uma reunião tiveram que interromper os trabalhos e correr para um estacionamento.

Eles retornaram cerca de 15 minutos mais tarde e finalizaram a sessão.

O tremor também foi sentido na capital indiana, Nova Déli, onde moradores também correram para as ruas. FONTE: FOLHA.COM
Postagem Anterior Próxima Postagem