O médico argentino Alberto Granados, amigo que acompanhou o líder revolucionário Ernesto Che Guevara em uma viagem de motocicleta por vários países da América Latina, faleceu "repentinamente" neste sábado (5) em Havana aos 88 anos, afirmou o telejornal local.
"Na manhã de hoje, aos 88 anos, faleceu nessa capital repentinamente o companheiro Alberto Granados, amigo íntimo do Comandante Ernesto Guevara", afirmou o comunicado lido por um locutor.
Os restos mortais de Granados serão expostos durante duas horas e meia em uma funerária de Havana hoje e, "atendendo à sua vontade", serão cremados e suas cinzas espalhadas na Argentina, Cuba e Venezuela.
Granados se fixou em Cuba desde março de 1961, dois anos depois da revolução que derrubou o ditador Fulgencio Batista, liderada por Che e Fidel Castro.
A viagem de moto de Granados e Che aconteceu de 29 de dezembro de 1951 a 26 de julho de 1952, peregrinação que foi levada ao cinema pelo brasileiro Walter Salles em Diários de Motocicleta, filme vencedor de um Oscar em 2005. FONTE: AFP