A novela envolvendo o estádio do Corinthians ganha mais um capítulo. Agora, um novo projeto em Itaquera, dentro dos padrões da FIFA, poderia habilitar o clube, inclusive a entrar na briga para hospedar a sede paulista da Copa do Mundo.
A proposta, que será apresentada pela diretoria no início de agosto ao Conselho Deliberativo, será para a construção de um estádio em Itaquera, para cerca de 50 mil pessoas, ao valor de R$ 400 milhões e dentro dos padrões Fifa, sob responsabilidade do arquiteto Eduardo Castro Mello, que também é responsável pelo novo Mané Garrincha, estádio de Brasília para o evento.
O projeto, tocado pela Tessler Engenharia com recursos captados no mercado pelo empresário Juan Quirós, do grupo Advento, terá um novo conceito que, de acordo com a empresa, irá "surpreender". Marcelo Tessler, diretor da empresa de engenharia, afirmou que foram feitos 14 estudos e este tem toda a força para sair do papel: "A arquitetura externa está sendo refeita e ele terá 17 mil cativas e 400 camarotes. Conversei recentemente com pessoas do clube e continuamos nos falando".
E mais: o projeto ainda poderia ser ampliado para a abertura da Copa do Mundo ser realizada em São Paulo, o que resolveria o impasse existente em relação a questão. "Aumenta de R$ 100 milhões a R$ 150 milhões, mas aí teria de ver de onde sairia esse dinheiro", afirmou o engenheiro.
O projeto é muito parecido com o que seria realizado em Guarulhos, apresentado pelos bancos Bradesco e Banif, além da construtora Hochtief, na última reunião do Conselho, uma vez que o Grupo Advento teria direito de explorar camarotes, cadeiras cativas e direitos de nome da arena (naming rights) por 10 anos. A diferença é que o Corinthians receberia uma participação nestas negociações, sendo que, depois do período já citado, tudo o que for gerado ficará com o Corinthians. A renda das partidas, inclusive, seria integralmente do clube.
Este projeto, inclusive, foi destrinchado no Blog do Corinthiano JP, em 28 de junho. Veja detalhes clicando aqui.
Mais projetos - Ainda há um terceiro projeto, também em Itaquera, que será encabeçado pelo departamento de Marketing do Corinthians, por meio de Luís Paulo Rosenberg, que também deve ser apresentado ao conselho. JOVEM PAN ONLINE