O segredo para um casamento duradouro é a mulher ser mais jovem e mais inteligente do que o homem. A conclusão é de uma pesquisa britânica publicada na revista científica European Journal of Operational Research.
Para o estudo, feito pela universidade britânica de Bath, foram entrevistados mais de 1.500 casais oficialmente casados ou em relações estáveis.
Cinco anos depois, os pesquisadores constataram que nas relações em que a mulher era mais velha que o homem no mínimo cinco anos a probabilidade de eles se divorciarem era três vezes maior. Já os casais nos quais o marido era o mais velho tinham tendência de permanecer mais tempo juntos.
O grau de instrução da esposa foi outro fator que se mostrou significante. A pesquisa observou que quanto maior a escolaridade dela, maiores são as chances de o casamento ser mais longo.
O divórcio também tem influência na relação, segundo os estudiosos. Casais em que nenhum dos dois foi casado anteriormente tendem a permanecer mais tempo juntos do que nas relações em que apenas um dos dois é divorciado. Se homem e mulher já foram casados, a relação também pode se mostrar mais estável.
O pesquisador que conduziu o trabalho, Emmanuel Fragniere, salienta que a importância do levantamento é mostrar que levar em conta fatores como idade, educação e origem cultural podem auxiliar a construir uniões mais duradouras e a diminuir os casos de divórcio. VEJA