A falta de ondas atrasou o início da etapa de Portugal do Circuito Mundial de Surfe, disputada na Praia de Peniche. Os dirigentes consideraram que as ondas de cerca de 1 metro de altura eram insuficientes para a exibição da elite do esporte, e decidiram adiar a abertura da disputa para a terça-feira (20).
O diretor do evento, Damien Hardman, diz que as perspectivas de ondas são boas para a semana, e que a opção foi esperar, já que o evento pode ser realizado até o dia 31.
- Esperamos a entrada de um bom swell [formação de ondas] e não quisemos colocar os rapazes no mar sob uma condição fora da ideal.
A etapa anterior, em Mundaka, no País Basco (Espanha), teve seis dias de paralisação por falta de ondas, e só aconteceu depois de mudança para uma praia vizinha, Sopelana.
Quatro brasileiros estão em Portugal para a disputa: Jihad Khodr, Heitor Alves, Bruno Santos e Adriano de Souza, o Mineirinho, que foi o vencedor em Mundaka e briga pelo título da temporada. A etapa de Peniche é a penúltima da edição 2009 do Circuito Mundial. R7