A prefeita de Jaslo defende que seja derrubada uma árvore que teria sido plantada durante a ocupação nazista na Polônia, na Segunda Guerra Mundial, para comemorar o nascimento de Adolf Hitler, segundo a emissora polonesa "TVN 24".
As autoridades de Jaslo, no sudeste da Polônia, descobriram as origens da árvore quando faziam planos de cortá-la para permitir a construção de uma rotatória.
"Temos informações de que esta não é uma árvore comum, mas foi plantada para comemorar o nascimento de Adolf Hitler", disse a prefeita Maria Kurowska. "Devo tentar melhorar o acesso à nossa cidade ou permitir que um monumento a um criminoso permaneça de pé. Acredito que a decisão é simples", afirmou ela.
No entanto nem todos os moradores da cidade de 38 mil pessoas partilham do ponto de vista de Kurowska. "É uma curiosidade histórica. Mas qual é a culpa do carvalho? Não é culpa da árvore ter sido plantada para homenagear o maior criminoso e inimigo da Polônia", disse Kazimierz Polak, que era criança quando ela foi plantada.
O homem contou que seu pai lhe disse que era o aniversário de Hitler quando o carvalho foi plantado e, depois, soube que as sementes tinham sido trazida de Braunau am Inn, na Áustria, local de nascimento do líder nazista. BIZARRO