Uso frequente de maquiagem na infância traz prejuízos à pele

A maquiagem ressalta a beleza e encobre algumas imperfeições. Embora muito presente no dia a dia das mulheres, o hábito de se maquiar deve ser evitado por crianças. "Cada vez mais, meninas dos cinco aos doze anos utilizam cosméticos diariamente. A maioria utiliza produtos da mãe que são indicados para peles adultas", explica o dermatologista Cesar Cuono.
O médico afirma que mesmo que os produtos passem por evoluções, diminuindo a possibilidade de alergias, não há no mercado maquiagem desenvolvida especificamente para crianças. "Nesta fase da vida, a pele está em constante transformação e o uso precoce pode provocar sérias alergias em forma de coceiras e vermelhidão", alerta o médico.
Outro problema dessa utilização indevida da maquiagem é o fato das crianças não terem o cuidado e a preocupação de remover o make que tapa os poros e impede a respiração correta da derme. "A médio e longo prazo, a pele poderá desenvolver acne cosmética, antecipando um quadro que só deveria ter início na adolescência, com os primeiros ciclos menstruais", diz Cuono.
"Impedir que as filhas se maquiem é difícil para os pais, mas regular a quantidade de vezes que isso acontece é essencial para a saúde da pele. Batons à base de frutas e do tipo gloss podem ser utilizados, pois apresentam pouca durabilidade quando aplicados e suas fórmulas são mais leves e menos irritativas", acrescenta Cesar Cuono. VEJA
Postagem Anterior Próxima Postagem