O Japão estuda pedir aos Governos locais que facilitem o acesso a ajudas públicas por parte de colégios privados para crianças de origem brasileira, informaram hoje à Agência Efe fontes do Ministério da Educação.
As ajudas aos colégios tem de ser concedidas de acordo com uma série de critérios que devem ser estabelecidos pelas autoridades de cada província, mas os requisitos exigidos por alguns Governos são demais estritos, na opinião de diretores desses colégios.
A maioria das escolas privadas brasileiras funciona sem acesso a assistências governamentais e só dependem das mensalidades pagas pelos pais dos alunos.
Recentemente muitos estudantes de origem brasileira se viram obrigados a deixar as aulas visto que seus pais perderam o trabalho e não podem arcar aos pagamentos, segundo a agência local "Kyodo".
De maneira indireta, as consequências da recessão econômica sofrida pelo Japão atualmente e os despedidos que estão sucedendo em muitas empresas fizeram com que alguns destes colégios inclusive tenham tido que fechar algum tempo. EFE