Itália quer limitar número de alunos imigrantes por sala de aula

O governo de centro-direita da Itália quer introduzir um teto de 30% no número de alunos estrangeiros por sala de aula, na crença de que a medida ajudará a integração das crianças imigrantes aos colegas italianos, disse a ministra da Educação nesta terça-feira (24).
"Nós estamos pensando em uma cota de 30%", disse Mariastella Gelmini à TV local. "Tem havido muitos casos de classes quase inteiramente compostas por estudantes imigrantes e obviamente tais condições não são ideais para uma imigração apropriada." Na avaliação da ministra, crianças imigrantes aprenderiam melhor o idioma italiano caso se misturassem mais com estudantes locais.
As cotas são a mais recente de uma série de iniciativas destinadas a regular a situação dos imigrantes no país, que incluem leis mais duras contra os ilegais. As medidas impulsionaram a popularidade do primeiro-ministro Silvio Berlusconi, mas também lhe renderam acusações de racismo.
Gelmini tem sido um dos membros mais controversos do ministério de Berlusconi, provocando protestos em escolas e universidades com reformas que incluíram o corte de professores e um maior rigor disciplinar. REUTERS
Postagem Anterior Próxima Postagem