A passagem de Rafah entre a Faixa de Gaza e Egito, fechada de forma quase permanente desde junho de 2006, foi reaberta neste domingo por três dias para que feridos e estudantes possam passar, indicou um responsável palestino na fronteira.
A passagem foi liberada para deixar passar um ônibus com estudantes. Os palestinos que possuem um visto de país estrangeiro também estão autorizados a sair da Faixa de Gaza.
A passagem de Rafah estava fechada quase permanentemente desde que, em junho de 2006, o soldado israelense Gilad Shalit foi capturado durante um ataque de grupos palestinos, entre eles o movimento islâmico Hamas, na fronteira da Faixa de Gaza.
Mortes em túnel de contrabando - Quatro palestinos morreram neste domingo após ficarem soterrados em um túnel de contrabando entre o sul da Faixa de Gaza e o Egito, informou uma fonte médica.
Segundo testemunhas, o túnel desabou devido às fortes chuvas na região. No interior, estavam quatro contrabandistas, de 17 e 25 anos. Este tipo de acidente é frequente nos túneis construídos entre o território palestino e o Egito, utilizados para tráfico de armas, munição e mercadorias de primeiros socorros até a Faixa de Gaza.O território, que seria utilizado legalmente para esse trânsito, está bloqueado por Israel desde que o movimento islamita Hamas tomou o controle da Faixa de Gaza, em junho de 2007.
Israel protesta contra o contrabando de armas por meio de túneis e critica o Egito por não agir de forma direta contra esse fenômeno, o que o Cairo desmente. AFP