Profissão: Dar um passo atrás pode ser um movimento estratégico para evoluir na carreira

É um equívoco pensar que o crescimento profissional acontece em uma curva ascendente, sem desvios ou recuos. Muitas situações ao longo da carreira requerem ao menos considerar a possibilidade de recusar uma oportunidade em nome de um benefício futuro.
Uma reportagem da revista VOCÊ S/A listou seis situações em que o recuo se faz necessário e até benéfico para o profissional; confira:
1. Topar uma redução salarial para entrar na empresa de seu sonho. Risco: não conseguir manter o padrão de vida.
2. Você topa um cargo mais baixo que o seu atual para entrar numa empresa em que quer trabalhar. Risco: frustrar-se por ter que dar satisfações a mais pessoas.
3. Assumir um cargo mais baixo ou menos bem remunerado para voltar ao mercado após uma demissão. Risco: baixa autoestima para cumprir tarefas entediantes.
4. Para poder se dedicar a outra atividade, um MBA, por exemplo, você arruma um emprego menos desafiador. Risco: sentir-se desestimulado, o que pode afetar o seu rendimento também no curso.
5. Aceitar um cargo mais baixo provisoriamente, com a perspectiva de ser promovido rapidamente a um posto melhor que o seu atual. Risco: tornar-se ansioso e ter seu desempenho comprometido, e também a promoção não acontecer.
6. Você assume uma tarefa que não gosta provisoriamente, mas que o levará a um cargo que interessa mais à frente. Risco: realizá-la sem empenho e ver a promoção mixar.
Postagem Anterior Próxima Postagem