Navio com 267 pessoas a bordo afunda na Indonésia

Uma embarcação com 250 pessoas a bordo e 17 membros da tripulação naufragou neste domingo em meio a uma tempestade perto da ilha de Célebes, no norte da Indonésia, informou a rádio do país.
Segundo a agência de notícias Reuters, 18 pessoas, incluindo um funcionário da tripulação, foram resgatados, disse o porta-voz do ministério dos Transportes, Bambang Ervan.
De acordo com o ministro dos Transportes, Jusman Syafi'i Djamal, 150 pessoas podem ter pulado do navio, mas não há informações sobre o estado de saúde. O número de sobreviventes ainda não foi confirmado.
Autoridades locais afirmaram que no momento do naufrágio estava muito escuro e que a procura de sobreviventes foi prejudicada. "Nós estamos com equipes de salvamento em toda a região e já mandamos embarcações de busca para procurar os desaparecidos", disse.
Segundo a polícia da Província de Célebes Ocidental, o navio pode ter afundado por volta das 4h (18h de Brasília de sábado). O comissário da polícia Suyatmo disse que só recebeu as primeiras informações sobre o naufrágio por volta das 15h (5h de Brasília de domingo).
A embarcação, que havia zarpado do porto de Parepare, nas ilhas Célebes, cruzava o estreito de Macassar com destino a Samarinda, na parte indonésia da vizinha ilha de Bornéu, quando os contatos por rádio foram perdidos.
O governo estuda a hipótese de ter ocorrido um ciclone tropical na região, o que poderia ter causado o naufrágio. De acordo com uma rede de TV local, Indonesia Metro TV, o navio não tinha capacidade de transportar quase 300 passageiros.
Os acidentes marítimos são frequentes na Indonésia, um arquipélago com mais de 18 mil ilhas.
Na maioria das vezes, as tragédias são decorrentes do descumprimento das normas de segurança. (Reuters, Efe e Associated Press)
Postagem Anterior Próxima Postagem