Fique por dentro: Porquê o voo 1549 US Airways não afundou?

Muitas pessoas até agora devem estar se perguntando por qual motivo o Airbus A320 não afundou assim que tocou nas águas do Rio Hudson. Para entender isso é preciso compreender que quando o avião decola, todas as portas, portinhas, painéis de acesso e válvulas deles precisam estar fechadas para que o avião se pressurize (como acontece numa panela de pressão).
Na hora do pouso ocorre o oposto, as válvulas começam a abrir deixando o ar escapar para despressurizar o avião no momento do pouso, para que seja possível pelo menos abrir a porta da aeronave.
Peritos examinam a única turbina que restou no A320.
Mas para evitar que após a amaragem ("pouso" é usado somente para terra firme) o Airbus afundasse logo, o piloto Chesley B. "Sully'' Sullenberger III utilizou um botão no painel superior chamado "ditching" que prepara a aeronava para contato com a água, possibilitando resgatar todo mundo com aquela tranquilidade.
No detalhe, o botão chamado "ditching".
Dezenas de pessoas esperaram nas asas do avião sob uma temperatura de -7º Celsius, um dos dias mais frios do inverno, até serem resgatadas. Os paramédicos cuidaram de pelo menos 78 pessoas, a maioria delas com hipotermia, arranhões e outros pequenos ferimentos, segundo bombeiros.
O avião afundou devagar, na medida em que era levado pela correnteza do rio. Segundo o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, a aeronave afundou nas proximidades do Battery Park, sul de Manhattan, a cerca de 6 quilômetros e meio de onde foi pousado pelo piloto.
No período entre 1990 e 2007, cerca de 80 mil incidentes envolvendo pássaros e aeronaves não-militares foram registrados, segundo dados da Administração Federal de Aviação e do Departamento de Agricultura. (Brasil News - Smart´s Blog -Agências de notícias)
Postagem Anterior Próxima Postagem