Roraima: arrozeiros terão de sair, admite governador

O governador do Estado de Roraima, José Anchieta Júnior, admitiu que os arrozeiros da reserva Raposa Serra do Sol terão que deixar a área após o Supremo Tribunal Federal confirmar a demarcação das terras indígenas de forma contínua, o que deve ocorrer apenas em 2009. Para ele, apesar de o Supremo não ter dado um veredicto sobre o futuro da reserva, é "muito improvável" que os ministros do tribunal voltem atrás em seus votos.
Durante a sessão, que durou toda a quarta-feira, oito dos 11 ministros votaram a favor da demarcação contínua, antes que a votação fosse suspensa pela segunda vez desde que o julgamento começou, em agosto. A paralisação ocorreu a pedido do ministro Marco Aurélio de Mello, que quer mais tempo para tomar uma decisão.
"Chegou à conta máxima, o Estado tem que ver o que precisamos para o futuro e, infelizmente, ao prevalecer essa decisão da alta corte, nós temos que respeitá-la (...) e cumpri-la", afirmou Anchieta em no palácio do governo em Boa Vista. "(Agora temos que) desenvolver alternativas novas e começar a desenvolver o Estado independente dessa área."
O governador defendia que a reserva fosse demarcada com "ilhas" de produção que permitissem a permanência dos arrozeiros e novas atividades econômicas na área.
(BBC Brasil)
Postagem Anterior Próxima Postagem