Lula lança programa para evitar envolvimento de jovens com o tráfico em morros do Rio

O presidente Lula lança nesta quinta-feira o programa Territórios da Paz, parte do Pronasci (Programa Nacional de Segurança com Cidadania), no complexo do Alemão, zona norte do Rio. O programa, lançado pelo governo federal no ano passado, terá 20 tipos de ações no complexo, voltadas para tirar ou evitar a entrada de jovens no tráfico de drogas.
Lula participará de cerimônia na entrada da favela Nova Brasília, com o ministro Tarso Genro (Justiça). Não há valor estipulado para os investimentos do programa no complexo do alemão, mas, no Rio, os investimentos do Pronasci são de R$ 133,5 milhões.
Uma das ações é o Mulheres da Paz, que vai pagar R$ 190 mensais a 175 moradoras do complexo selecionadas para atuar como mediadoras de conflitos. Elas terão como função, segundo o Ministério da Justiça, afastar os jovens da criminalidade.
Em outro projeto, 600 PMs do Rio farão policiamento comunitário em áreas do complexo identificadas como de risco. Os policiais ficarão em postos comunitários que serão construídos pelo programa.
De acordo com o ministério, 450 policiais já começarão a atuar no complexo a partir desta quinta-feira, baseados em oito furgões que funcionarão como postos móveis.
O secretário executivo do Pronasci, Ronaldo Teixeira, disse na quarta-feira (3) que não há temor de que os policiais comunitários ou as participantes do Mulheres da Paz sejam acuados ou coagidos pelo tráfico. "Isso tudo foi muito estudado. Claro que há sempre variáveis que não planejamos, mas não estamos pensando na segurança pública com uso da força. O policiamento comunitário vai avançar aos poucos com o acompanhamento da Força Nacional de Segurança", afirmou.
Segundo ele, após o complexo do Alemão, o Territórios da Paz será realizado no complexo da Maré, na favela da Mangueira e da Rocinha. (Luisa Belchior - Folha Online)
Postagem Anterior Próxima Postagem