Chávez busca via rápida para emenda da reeleição

O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, defendeu nesta quarta-feira que o Congresso promova uma reforma constitucional que permita sua reeleição, um processo mais rápido do que a iniciativa popular por meio de abaixo-assinado.
Chávez iniciou na semana passada uma campanha para modificar um artigo da Constituição - sancionada por ele mesmo em 1999 - que lhe impede de disputar a Presidência novamente em 2012, por já ter sido reeleito uma vez.
O presidente disse a seguidores que a tramitação pelo Congresso permitiria realizar um referendo sobre o tema até o final de fevereiro.
"A via da Assembléia Nacional tem uma vantagem: que é mais rápida... Eu sei que as pessoas gostam muito, eu em primeiro lugar, de recolher assinaturas, mas não se trata de recolher assinaturas em qualquer papel ", disse ele na posse de um governador, transmitida em rede de TV.
A emenda constitucional pode começar a tramitar com as assinaturas de 15 por cento do eleitorado, de 30 por cento dos parlamentares, ou por iniciativa do presidente; a emenda deve ser aprovada em referendo num prazo de 30 dias após sua recepção formal. (Reuters)
Postagem Anterior Próxima Postagem