"Aquecimento Global": Al Gore elogia plano brasileiro de mudança climática

O prêmio Nobel da Paz de 2007, ex-candidato à presidência dos Estados Unidos Al Gore, elogiou o Plano Nacional de Mudanças Climáticas do Brasil em seu discurso na 14ª Conferência do Clima das Nações Unidas, em Poznan, Polônia, no início da tarde de hoje (12). "Os países em desenvolvimento também se tornaram líderes. O Brasil propôs um impressionante novo plano para enfrentar o desmatamento" afirmou, sendo imediatamente aplaudido. "Vocês todos devem criar os mecanismos de integração dos esforços", referindo-se a uma das principais idéias analisadas em Poznan, o Fundo de Adaptação, que com recursos financeiros ajudará os países em desenvolvimento a implementarem políticas e instrumentos para a preservação ambiental.
Tendo tido o discurso interrompido diversas vezes por aplausos da platéia - duas delas, de pé - e tratado como o grande astro do encontro que se encerra hoje, Al Gore colocou Brasil e China - que anunciou um plano de 600 bilhões de dólares para estimular a economia verde nos próximos dois anos - como os grandes líderes emergentes que devem ter um papel fundamental em estimular os demais a se comprometerem com as questões climáticas.
De acordo com Gore, o fato de nações estarem tomando iniciativas de ações e redução de emissão de gases de efeito estufa pela própria vontade, como o Brasil, deve ser seguido pelas outras nações.
Na capital dinamarquesa, os 189 países que participam de Poznan farão a revisão dos termos do Protocolo de Kyoto, no que vem sendo chamado de Kyoto-2 ou Pós-Kyoto. O relatório de Poznan deve sair no final da tarde desta sexta-feira. "Eu acredito que o caminho para Copenhague está, agora, claro", concluiu o democrata.
(Redação Brasil News)
Postagem Anterior Próxima Postagem