60% dos computadores estão infectados no Brasil

Estudo revela que mais de 60% dos computadores estão infectados e ameaçados pelo roubo de senhas e login. A situação é preocupante, já que o Brasil ocupa a sexta colocação no ranking de ataques de malwares, liderado pelo Afeganistão.
O Brasil tem hoje mais de 17 mil processos referentes a crimes da internet, nível bastante elevado quando comparado a União Européia. O diretor do Departamento de Segurança da Fiesp assinala que diversos casos de espionagem industrial já foram registrados.
Igor Pipolo informa que os empresários estão preocupados diante de grandes prejuízos que experimentaram. O diretor do Departamento de Segurança da Fiesp ressalta a importância do investimento em proteção.O responsável pela tecnologia da informação do Departamento de Engenharia do Exército Brasileiro diz que a sociedade precisa estar atenta. O coronel João Rufino alerta para os riscos da segurança pessoal porque, segundo ele, nenhuma instituição está livre de ataques.
O coronel Silvio Renan Pimentel, também da parte de inteligência e tecnologia das Forças Armadas, garante que o Exército mantém o sistema equilibrado. Pimentel diz que os hackers tentam atingir os mais altos órgãos e admite que nem sempre o orçamento é suficiente e precisa de ajustes.
O especialista em direito eletrônico, Renato Opice Blum, destaca que a legislação é muito branda e seria preciso um aperto na lei. Em entrevista à Rádio Jovem Pan, o advogado diz que, até para os crimes gravíssimos, a pena não passa de 2 anos.
Renato Opice Blum espera que os problemas sejam resolvidos com a aprovação de projetos que tramitam no Congresso. Já o gerente de estratégia de mercado da Microsoft, Roberto Pardo, diz que a situação no Brasil é muito preocupante.
Algumas dicas aos usuários - Digitar o endereço ao invés de abrir um link suspeito e tomar cuidado com anexos. Sempre atualizar antivírus e atenção com os aplicativos já que os ataques ocorrem cada vez mais através deles.
(Jovem Pan Online)
Postagem Anterior Próxima Postagem