Concorrentes do 'smartphone mais fino do mundo' desafiam iPhone 5

Durante o evento de lançamento do iPhone 5, realizado na última quarta-feira (12) em São Francisco, uma frase de Phill Schiller, vice-presidente de marketing da Apple, deixou um rastro de polêmica e discussões em blogs, fóruns de discussão e sites especializados: “É o smartphone mais fino do mundo”, referindo-se a o recém-lançado celular da empresa.

Com 7.6 milímetros de espessura (18% menos do que seu antecessor) e pesando 112 gramas, o iPhone é sem dúvida o mais fino da linha de smartphones da empresa, presente no mercado desde 2007. Entretanto, bater o martelo e declarar que o iPhone 5 é o smartphone mais fino do planeta foi um passo complicado tomado pela companhia de Cupertino - e há pelo menos outras três empresas que desejam esse lugar do pódio.

As três principais concorrentes pelo título de smartphone mais esbelto são a Motorola com seu RAZR (com 7.1 mm de espessura), a fabricante chinesa Huawei e seu Ascend P1s (6.68 milímetros) e a pouco conhecia OPPO, que possui um celular chamado Finder X907, com espessura de 6.65 milímetros. Esses três aparelhos foram apontados ou se declaram como os mais finos disponíveis no mercado, assim como o iPhone 5.

O problema dos três smartphones em relação ao iPhone é uma característica de design: todos eles possuem uma variação de espessura, ou seja, são mais finos em um ponto e mais grossos em outro, seja para acomodar componentes da câmera ou de microfone, na base do aparelho. Sendo assim, fica difícil determinar se em qual ponto o fabricante se baseou para estabelecer a medida do celular.
 
Lado a lado: OPPO Finder, Huawei Ascend P1s e Motorola RAZR
Para se ter uma ideia, o MacBook Air, notebook ultrafino da Apple, possui apenas 3 milímetros de espessura em seu ponto mais fino, contudo, a segunda geração de ultrabooks Serie 9 da Samsung tem 12.7 mm em seu ponto mais saliente, contra 17 mm do notebook da Apple. É uma questão de referencial que não se encaixa no iPhone 5, já que o design do smartphone é contínuo e não possui variações de tamanho. Todavia, somente porque possui uma borda do notebook com 3 milímetros de grossura não transforma a MacBook Air no laptop mais fino do mercado.

Nos sites das fabricantes, não há informações a respeito do critério utilizado para especificar a espessura dos aparelhos, o que torna a mais difícil ainda estabelecer um veredito. Procurada pelo G1, a Motorola informou que o ponto mais fino do RAZR tem espessura de 7,1 milímetros, cobrindo 85% da área total do aparelho. "Uma pequena área na parte superior possui uma espessura um pouco maior, aproximadamente de 10,2 mm", informa a fabricante.

A Apple, por sua vez, pode ter levado em consideração que, por não possuir nenhuma variação de tamanho por toda sua estrutura, seu novo smartphone seria o smartphone mais fino do mundo.

Outro ponto importante que o consumidor deve levar em conta é que o volume do aparelho não o torna propriamente melhor do que outros concorrentes. Independente de ser maior ou menor, o que conta são as preferências e gostos do usuário, que podem ou não estar alinhados com determinadas opções de design.

Até a publicação deste texto, a Huawei do Brasil não soube informar detalhes sobre o Ascend P1s, apenas sobre seu antecessor, o Ascend P1, no entanto, o celular possui 7.69 milímetros de espessura, mais grosso do que o iPhone. A Apple e a OPPO, fabricante do Finder X907, não responderam os contatos feitos pelo G1. FONTE: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem