Empresa que tenta banir iPad na China processa Apple nos EUA

A empresa chinesa envolvida em uma batalha legal contra a Apple no país asiático disse nesta sexta-feira (24) que está processando a companhia americana na Califórnia por trapaça na aquisição da marca registrada.

A Proview Technology, com sede na cidade de Shenzhen, no sul da China, entrou com a ação há uma semana, em 17 de fevereiro, disse o presidente-executivo da companhia, Yang Rongshan, à AFP.

“A ação acusa a Apple de negócios injustos e fraude”, disse Yang, acrescentando que a empresa estava seguindo uma estratégia diferente nos EUA do que na China, onde processou a Apple por violação de marca registrada.

Ele não quis dar mais detalhes sobre a ação, aberta em um tribunal estadual perto da sede da Apple no Vale do Silício. Segundo o “Wall Street Journal”, o processo acusa a Apple de “fraude e/ou malícia” ao usar uma subsidiária de nome inofensivo para comprar a marca iPad da Proview em dezembro de 2009.

Histórico - O caso abre uma nova frente para a Proview, que sofreu um revés jurídico na quinta-feira (23) quando um tribunal de Xangai decidiu que a Apple poderia vender iPads na cidade.

A filial taiwanesa da Proview registrou o nome "iPad" como marca registrada em vários países, incluindo a China, em 2000 – anos antes de a Apple lançar seu tablet. A companhia de Steve Jobs, posteriormente, comprou os direitos de marca global, mas a Proview alega que a filial de Taiwan não tinha o direito de vender os direitos chineses.

Em 2011, a Apple levou a empresa a um tribunal chinês, alegando violação de marca, mas o tribunal decidiu que a companhia americana não tinha evidências e “fatos comprobatórios” para a sua reivindicação – apesar de um tribunal de Hong Kong já ter decidido a favor da Apple. fonte: G1
Postagem Anterior Próxima Postagem