O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) divulgou nesta quinta-feira (19) o edital do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) deste ano. As regras para o exame estão disponíveis na íntegra nas páginas 40,41 e 42 do Diário Oficial da União.
A nota do desempenho do Enem pode ser usada para programas de políticas afirmativas como ProUni (Programa Universidade para Todos), Sisu (Sistema de Seleção Unificada), como parte da composição final da nota de processos seletivos de diversas universidades, além de ser um indicativo da qualidade do ensino médio do país, já que é aplicado em todos os Estados brasileiros.
O período de inscrições, segundo o edital, começa às 10h da segunda-feira (23) e vai até o dia 10 de junho. É preciso preencher o formulário pela internet e pagar a taxa de R$ 35 em qualquer agência bancária – estudantes de escolas públicas e de família de baixa renda podem participar do programa de isenção de taxa.
Todos os participantes devem informar obrigatoriamente os números do CPF (Cadastro de Pessoa Física) e documento de identidade no ato da inscrição.
Provas - As provas acontecem nos dias 22 e 23 de outubro, como já adiantado pela presidente do Inep, Malvina Tuttman, na última quarta-feira (18). O cartão de confirmação de inscrição, com data, hora e local onde será realizado o exame, bem como a opção de língua estrangeira feita pelo aluno, será enviado pelos Correios.
Serão aplicadas quatro provas objetivas com 45 questões de múltipla escolha cada, mais uma redação. As questões cobradas serão de quatro áreas: ciência da natureza e suas tecnologias; ciências da natureza e suas tecnologias; linguagem, código e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias.
O exame será dividido em dois dias – o primeiro com quatro horas e meia de duração e, o segundo, com cinco horas e meia. O início das provas está marcado para as 13h e recomenda-se chegar com uma hora de antecedência, às 12h, quando abrem os portões. É obrigatória a apresentação de documento de identificação original com foto - RG, certificado de reservista, passaporte ou carteira nacional de habilitação.
De acordo com o edital, o estudante só poderá começar a prova após ler as instruções contidas no caderno de questões, no cartão resposta e na folha de redação. Só será permitido o uso de caneta preta fabricada em material transparente.
Proibições - Como nos anos anteriores, o uso de celular e qualquer aparelho eletrônico continua proibido, assim como a entrada com esses objetos na sala de prova. Lapiseiras, lápis, borrachas, livros, manuais, impressos, anotações, óculos escuros e qualquer dispositivo eletrônico como máquina calculadora, pen drive, agenda eletrônica ou similares, smartphones, tablets, mp3 ou qualquer outro tipo de receptor ou retransmissor de dados e mensagem.
Os cadernos de provas serão separados por cores e o aluno deverá marcar em seu cartão-resposta a cor da prova recebida.
Resultados - O gabarito do exame será divulgado no site do Inep até o terceiro dia útil após a realização das provas. Para verificar os resultados individuais, os participantes devem informar o número de inscrição ou do CPF e de sua senha na internet. Mais informações no edital do Enem. FONTE: R7