A erupção do vulcão Grimsvötn terminou, anunciou nesta segunda-feira a geóloga Steinunn Jakobsdottir, do Instituto Meteorológico de Islândia.
"A erupção terminou. Não há atividade desde a manhã de sábado", declarou Steinunn Jakobsdottir.
O Grimsvötn registrou uma violenta erupção em 21 de maio, provocando uma coluna de cinzas de até 20 quilômetros de altura, o que prejudicou o tráfego aéreo na semana passada na Europa.
O Grimsvötn, o vulcão mais ativo da Islândia, entrou pela última vez em erupção em 2004. Na ocasião, a atividade se prolongou por poucos dias, afetando o tráfego aéreo islandês por um curto período de tempo.
Os geólogos já haviam anunciado que o Grimsvötn, que costuma entrar em atividade a cada meia década, voltaria a sofrer uma erupção ao longo deste ano.
Em abril de 2010, a erupção de um outro vulcão islandês, o Eyjafjöll, provocou a maior interdição do espaço aéreo já registrada na Europa. Na ocasião, mais de cem mil voos foram cancelados e mais de 8 milhões de passageiros ficaram impedidos de viajar durante um mês.
No caso do Grimsvötn só ocorreram restrições parciais no Reino Unido, Alemanha e Escandinávia, além da própria Islândia. FONTE: FRANCE PRESSE