As circunstâncias do acidente com o avião da Air France que caiu no oceano quando fazia a rota Rio-Paris, em 2009, serão divulgadas parcialmente no fim de semana, informou nesta sexta-feira a agência France Presse.
"O BEA [Birô de Investigações e Análises, órgão do governo francês encarregado das investigações] divulgará no próximo fim de semana elementos factuais do decurso do voo que determinarão as circunstâncias do acidente, e, de forma alguma, as causas", disse um porta-voz do órgão à agência de notícias.
Segundo este porta-voz, os investigadores optaram por antecipar algumas informações devido às notícias "desencontradas e mais ou menos contraditórias apresentadas pela imprensa esta semana, que apenas perturbam as famílias e afetam a serenidade da investigação".
Na terça-feira (17), o jornal francês "Le Figaro" informou que a análise preliminar das caixas-pretas do Airbus, a cargo do BEA, aponta para um erro dos pilotos como motivo do acidente, que matou 228 pessoas.
O BEA, porém, divulgou nota oficial desmentindo as informações. "Dar livre curso ao sensacionalismo publicando informações não validadas, enquanto a exploração dos dados das caixas-pretas apenas começa, é uma infração ao respeito dos passageiros e dos membros de tripulação mortos, e lança perturbação entre as famílias das vítimas."
Ontem, o secretário de Estado de Transportes francês, Thierry Mariani, anunciou que em junho será possível conhecer o resultado da análise das caixas-pretas. Ele disse não ser possível dar um diagnóstico final sobre as causas do acidente até que tenha sido analisado todo o conjunto de informações. FONTE: FRANCE PRESSE