As autoridades do Paquistão anunciaram a prisão de duas pessoas nesta terça-feira (4) em Karachi. Elas são suspeitas de envolvimento com o paquistanês-americano Faisal Shahzad, preso e acusado formalmente pelo ataque a bomba frustrado em Times Square, Nova York, durante o fim de semana.
Pouco antes, Shahzad compareceu diante de um juiz federal em Nova York e admitiu participação no crime, segundo Eric Holder, secretário de Justiça dos EUA. Ele vai ser processado por ato de terrorismo, tentativa de uso de arma de destruição em massa e outras acusações, disse Holder.
Shahzad havia sido preso na véspera, suspeito de ter estacionado um carro-bomba que não explodiu em Times Square, em Nova York, no sábado.
Holder disse que Shahzad foi interrogado, admitiu envolvimento no caso e repassou às autoridades informações úteis na investigação do caso. Os EUA querem saber se ele agiu sozinho ou se tem conexões com redes terroristas internacionais.
Faisal Shahzad, de 30 anos, foi detido às 23h45 (0h45 de Brasília) de terça-feira, afirmou um comunicado da procuradoria de Nova York.
O carro-bomba potencialmente mortífero foi desativado no sábado na própria Times Square,
A prisão da noite de segunda-feira foi resultado de uma operação de busca do suspeito, identificado horas antes pelas autoridades graças a informações fornecidas pelo vendedor do veículo e ao exame minucioso do carro, que ficou intacto sem a detonação do dispositivo.
O suspeito teria comprado o Nissan Pathfinder verde em Bridgeport, cidade em que ele mora, no estado de Connecticut, ao nordeste do estado de Nova York, nas últimas três semanas. AGÊNCIAS INTERNACIONAIS