As vítimas de acidentes vasculares cerebrais podem recuperar a fala com o canto, anunciaram cientistas americanos em San Diego.
Gottfried Schlaug, professor associado de Neurologia do Hospital das Clínicas Beth Israel Deaconness Medical Center, e a Faculdade de Medicina de Harvard concluíram que os pacientes que sofreram derrame no lado esquerdo do cérebro são incapazes de pronunciar palavras, mas podem cantá-las.
Na reunião anual da Associação Americana para o Avanço da Ciência (AAAS), Schlaug exibiu no sábado à imprensa um vídeo de um paciente com uma lesão no lado esquerdo do cérebro, a quem pediu que recitasse a letra de "Parabéns para Você".
O paciente não conseguiu atender o pedido e se limitou a repetir as letras N e O.
Mas quando Schlaug pediu que cantasse a música, enquanto alguém sustentava a mão esquerda do paciente com uma batida no ritmo da canção, ele disse claramente "Parabéns para Você".
"Este paciente murmura frases sem sentido quando pedimos que diga as palavras, mas se pedimos que cante ele consegue pronunciar as palavras", disse Schlaug.
Progressos
A outro paciente ele ensinou a dizer "tenho sede" com o canto, enquanto outro enfermo conseguiu falar o próprio endereço.
Este último foi vítima de uma grande lesão no lado esquerdo do cérebro e, durante vários anos, tentou várias terapias para recuperar a fala, todas sem êxito.
Imagens dos cérebros de pacientes com lesões provocadas por derrames no lado esquerdo do cérebro --que é o mais usado para a fala-- mostram mudanças funcionais e estruturais no lado direito do cérebro depois que foram submetidos a esta forma de tratamento com as canções.
O tratamento é chamado Terapia de Entonação Musical (MIT, na sigla em inglês).
Schlaug está realizando atualmente um teste clínico aleatório da terapia para obter a aceitação dela na área médica. FRANCE PRESSE