Uma enquete com 217 pilotos e ex-pilotos da Fórmula 1 elegeu o tricampeão mundial Ayrton Senna como o melhor competidor de toda a história da categoria. A votação foi organizada e publicada esta semana pela revista inglesa Autosport.
Senna morreu aos 34 anos, no GP de San Marino de 1994, com 41 vitórias e 65 poles na carreira. Mesmo com estatísticas inferiores, ele superou o alemão Michael Schumacher, que ficou em segundo lugar com seus sete títulos, 91 vitórias e 68 poles.
A terceira colocação na lista da Autosport ficou com o argentino Juan Manuel Fangio, pentacampeão mundial e maior nome da primeira década da categoria. O francês Alain Prost ficou em quarto, seguido por Jim Clark, Jackie Stewart e Niki Lauda.
O inglês Stirling Moss, quatro vezes vice-campeão nos anos 50, foi o oitavo colocado, e o melhor entre os que não conquistaram mundiais. Entre os atuais pilotos da categoria, Fernando Alonso ficou em nono, Lewis Hamilton ficou em 17º, Vettel foi o 26º e o campeão de 2009 Jenson Button terminou em 30º lugar. O Brasil, além de Senna, teve o bicampeão Emerson Fittipaldi em 12º e Nelson Piquet na 13ª colocação.
A Autosport pediu a cada um dos 217 votantes que fizessem uma lista de dez pilotos, e atribuiu pontos no sistema de 1 a 10. A relação dos 40 pilotos com mais pontos, divulgada pela revista, revela surpresas, como a inclusão do alemão Stefan Bellof, que disputou os Mundiais de 1984 a 1985 pela Tyrrell, sem jamais subir ao pódio. Campeões mundiais como Damon Hill e Jacques Villeneuve ficaram fora do grupo. AGÊNCIA ESTADO