No Pará, futebol abre 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas

Uma partida de futebol abriu a 10ª edição dos Jogos dos Povos Indígenas, neste sábado (31), em Paragominas (PA). O evento reúne, até 7 de novembro, mais de 1,3 mil índios. Ao todo, são 35 etnias de nove estados do Brasil. Entre as principais modalidades estão o arco e flecha, arremesso de lança, cabo de força e corrida de tora. A primeira disputa, entre as seleções de Paragominas e a Indígena, vai acontecer às 18h30, logo após a cerimônia de abertura, no Parque Exposição da cidade paraense.
Segundo o Ministério dos Esportes, os jogos são considerados um dos maiores encontros esportivos, culturais e tradicionais de indígenas da América. O objetivo do evento é disseminar entre os índios as modalidades consideradas mais tradicionais.
O período de realização dos jogos foi aberto após a "Cerimônia de Acendimento do Fogo Ancestral Indígena”, realizada na noite da última sexta-feira (30).
Vinte e oito ocas foram construídas pelos indígenas para compor a vila olímpica, apelidada de "Aldeia Olímpica". O parque de Exposição de Paragominas receberá as competições masculinas de futebol e o Estádio João Gomes, as femininas.
Uma arquibancada foi construída na arena do Parque Ambiental para receber cerca de 7 mil pessoas. A organização dos jogos espera reunir 50 mil pessoas na cidade durante os oito dias de competição. GLOBO AMAZÔNIA
Postagem Anterior Próxima Postagem