A cidade portuguesa Caldas da Rainha, no centro do país, sedia neste mês uma mostra bem diferente que vai reunir artistas plásticos, artesãos, escultores, comerciantes e até confeiteiros. O evento chama-se 1ª Mostra Erótica-Paródica e é organizado pela Confraria do Príapo – deus grego da fertilidade. A divertida entidade, formada por moradores locais, quer homenagear o falo nas mais variadas manifestações artíticas, em tamanho e proporção. Por isso o tema único das mostras é o pênis.
A cidade, chamada pelos jornais do país de “Terra das Malandrices”, vai abrigar exposições, concursos, conferências, palestras e pequenos eventos de gastronomia.
Uma mercearia, por exemplo, criou a autoexpilcativa “bolacha pirilau”, enquanto confeiteiros vão vender falos de chocolate. Serão vendidos garrafas em forma de pênis com vinho, em tamanhos pequeno (meio litro) e gigante (com capacidade para cinco litros da bebida)
Peças de cerâmica, quadros, bordados e esculturas, muitas com o falo representando figuras animadas, serão exibidos. Canecas com o pênis ereto têm chamado atenção da imprensa lusitana. Haverá também festas e desfiles com esculturas.