Ex-recordista mundial dos 100 metros livre, o australiano Eamon Sullivan, um dos maiores adversários do brasileiro César Cielo, desistiu de participar do Mundial de Esportes Aquáticos, que será disputado em Roma, no final deste mês.
O nadador, de 23 anos, contraiu uma virose há cerca de um mês, segundo anunciou a Federação Australiana de Natação neste domingo. Em razão da doença, Sullivan ficou de fora das etapas de Barcelona e Monaco do circuito Mare Nostrum, no mês passado, mas em seguida voltou a competir no Aberto de Paris e de Milão.
Sullivan bateu o recorde mundial nos 100 metros livre antes da final da prova nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008. Na final olímpica, porém, perdeu o ouro para o francês Alain Bernard e ficou com a prata. César Cielo faturou o bronze. O australiano também já superou a marca mundial dos 50 metros livre.
Além de Sullivam, Hayden Stoeckel, medalha de bronze nos 100 metros costas em Pequim, desfalcará a equipe australiana por causa de uma lesão no ombro. O técnico Alan Thompson lamentou as ausências para o Mundial. "Perder dois medalhistas olímpicos perto do início do campeonato é muito decepcionante, mas tomamos essa decisão [poupar os atletas] pensando nos Jogos de Londres, em 2012".AE