Cerca de 2.000 gansos selvagens vão ser eliminados dos arredores dos aeroportos de Nova York para reduzir os riscos de acidentes aéreos, anunciaram as autoridades nesta quinta-feira.
Em janeiro passado, um Airbus conseguiu pousar quase que por milagre sobre o rio Hudson depois que um bando de gansos destruiu suas duas turbinas.
Também serão adotadas outras medidas para instalar nos parques cartazes proibindo alimentar as aves e evitar que se juntem em Rikers Island, uma ilha situada a 1,6 km de La Guardia e onde fica uma penitenciária.
Autoridades da aviação têm abatido bandos de aves nas dependências do aeroporto há anos, mas a decisão desta quinta-feira vai marcar uma grande expansão do esforço para outras partes da cidade.
O programa apresentado prevê a matança em um raio de 8 km em torno dos aeroportos Kennedy e La Guardia. Os gansos devem ser capturados e mortos posteriormente com gás.
A operação contra os gansos deve começar em uma semana e está programada para coincidir com o período de troca de penas das aves, quando a capacidade de voar delas fica comprometida. FRANCE PRESSE/ASSOCIATED PRESS