No tribunal, Coldplay nega ter plagiado Satriani

Advogados do Coldplay negaram que a banda inglesa tenha plagiado uma música de Joe Satriani em um tribunal nesta terça-feira (7). Chris Martin e sua banda estavam sendo acusados de ter usado trechos originais de "If I could fly" na faixa "Viva la vida", de seu mais novo álbum.

Os representantes do grupo alegaram que eventuais semelhanças entre as duas músicas não são suficientes para que Joe Satriani receba uma compensação. De acordo com informações divulgadas pela "Billboard", os advogados do Coldplay afirmaram ainda que a música de Joe Satriani "não tem originalidade" e não deve, por conseguinte, ser protegida pela lei de direitos autorais.

"Se há semelhanças entre as duas canções, é uma coincidência. É uma surpresa tanto para nós quanto para ele", disseram os integrantes do Coldplay na ocasião em que foram acusados por Satriani.

"Joe Satriani é um excelente músico", dizia um comunicado divulgado pelos ingleses, "mas ele não compôs 'Viva la vida'. Nós respeitosamente pedimos a ele que aceite nossa afirmação e desejamos o melhor em todas as suas empreitadas futuras."

Satriani falou pela primeira vez sobre o incidente em entrevista ao site “MusicRadar.com”, em que recordou o exato momento em que ouviu a faixa “Viva la vida”.

“No primeiro segundo em que ouvi, eu soube. Senti como se tivesse levado uma punhalada no coração. Doeu demais”, disse o músico de 52 anos. “No momento em que escutei, sabia que era ‘If I could fly’.”

“Quase imediatamente, no minuto em que a canção saiu, minha caixa de e-mails foi inundada com mensagens de pessoas perguntando se eu tinha ouvido a música", falou. “Todo mundo percebeu. É muito óbvio”, falou o guitarrista. “É simples assim: você ouve a canção e vê que é plágio.” G1

Postagem Anterior Próxima Postagem