Na Espanha, andar de ônibus virou uma questão de fé, em uma disputa entre ateus e católicos. Quem conta essa história é o correspondente para a península ibérica, Pedro Bassan.
Em Madri, a fé chega aos ouvidos e está diante dos olhos. Uma das cidades mais católicas do mundo tem 476 paróquias.
Todos os caminhos levam a uma igreja, mas nem todas as linhas de ônibus querem entrar no paraíso.
Está circulando na capital da Espanha o ônibus ateu. Ele carrega cartazes que dizem: "provavelmente deus não existe." "Deixe de se preocupar e desfrute a vida." É uma campanha da associação dos ateus de Madri.
O anúncio no ônibus custou o equivalente a R$18 mil. Depois disso, os ateus já arrecadaram o triplo desse valor em doações.
A linha escolhida passa em frente à catedral e à casa do arcebispo. A campanha dos ateus começou na Inglaterra, onde passou quase despercebida. Mas, diante dos olhos dos devotos espanhóis, gerou uma reação imediata da igreja e de partidos políticos.
“É uma imbecilidade, não vão conseguir nada com isso”, diz uma mulher. Outra passageira diz que no ônibus ateu nunca vai subir.
Os cristãos responderam em outra linha, com cartazes ainda maiores. Para dar um caráter ecumênico à resposta, foi escolhida uma frase do líder hindu Mahatma Gandhi: "quando todos te abandonam, deus permanece contigo." G1