Como ter um orgasmo durante o parto

O eco dos gritos de dor reverbera pelas salas de parto. Sem anestesia, a mãe que dá à luz sente um desconforto tão grande que já foi classificado como a pior dor que existe. Enquanto métodos alternativos e menos dolorosos (confira a galeria com os partos mais usados no final da matéria) ganham novos adeptos, uma nova corrente surge para provar que qualquer mãe pode não só sublimar a dor como ter um orgasmo durante o parto. O movimento informal ganhou o nome de Orgasmic Birth (Parto com Orgasmo) e serviu de inspiração para um documentário de mesmo nome. Lançado no ano passado e exibido na televisão americana em janeiro, Orgasmic Birth mostra obstetras, enfermeiras e psicólogos defendendo a ideia do prazer da mãe durante o nascimento dos filhos. Depoimentos de especialistas dividem os minutos do filme com cenas em que mães dão à luz, literalmente, em êxtase. Assista ao trailer.
“O orgasmo durante o parto é um dos maiores segredos da maternidade”, diz a educadora americana Debra Pascali-Bonaro, diretora do documentário. Durante cinco anos, Debra colheu depoimentos de mães que passaram pela experiência. Os críticos da cesárea e da mecanização do parto normal assistiram ao filme com entusiasmo. Mães americanas têm compartilhado a experiência em fóruns de discussão e blogs na internet. Para se alcançar o orgasmo durante o nascimento do bebê, a mulher precisa dispensar a anestesia e encarar as temidas contrações de maneira positiva. Um ambiente calmo, distante da impessoalidade do hospital, também ajuda a deixar a gestante mais relaxada.
Mas misturar maternidade e prazer na mesma frase continua implausível para muitos. A polêmica, no entanto, não chegou à medicina. O orgasmo durante o parto não é comum, embora apareça na literatura médica. “A mulher pode ter orgasmo até durante a amamentação”, diz o médico Alberto d’Aurea, diretor do Hospital e Maternidade Santa Joana, de São Paulo. “O problema é que para atingir esse prazer, a mãe precisa estar à vontade. Muitos médicos acreditam que isso atrapalha a praticidade do procedimento”. Quando a medicina passou a priorizar a eficiência e a rapidez no parto, o prazer da mãe foi encarado com ceticismo e deixado de lado. Em entrevista a ÉPOCA, a diretora de Orgasmic Birth Debra Pascali-Bonaro comenta a repercussão do filme e dá dicas para as mães que não querem sentir dor ao dar à luz. ÉPOCA
Postagem Anterior Próxima Postagem