África do Sul barra o Dalai Lama

O governo da África do Sul negou ao Dalai Lama um visto para entrar no país e participar de uma conferência sobre paz e esporte, prevista para a próxima sexta-feira em Johanesburgo. De acordo com a imprensa local, a recusa foi motivada por pressões da China. Nesta segunda-feira, o arcebispo sul-africano Desmond Tutu cancelou sua ida ao evento em protesto contra a decisão de governo, que considerou "vergonhosa".
Um porta-voz do governo negou que a decisão tenha tido qualquer relação com a China. Ele disse que os organizadores simplesmente não queriam que nada tirasse o foco do evento. O Dalai Lama foi convidado para a conferência, ligada à Copa do Mundo de 2010, por três sul-africanos que, como ele, receberam um prêmio Nobel da Paz: os ex-presidentes Nelson Mandela e Frederick de Klerk, além do próprio Desmond Tutu.
Frederick de Klerk também avisou que não participará mais do evento. Já Nelson Mandela ainda não se pronunciou sobre o caso. O governo da África do Sul disse que "não enviou qualquer convite ao Dalai Lama para visitar o país" e, portanto, recusou a concessão do visto.
Já o jornal Sunday Independent, da Cidade do Cabo, informou que o visto não foi concedido devido à oposição do governo Chinês. O jornal disse que o ministro conselheiro da Embaixada chinesa em Pretória, Dai Bing, declarou que Pequim pediu à África do Sul que não permita a entrada do Dalai Lama, e advertiu que visita do líder religioso prejudicaria as relações bilaterais dos países. VEJA
Postagem Anterior Próxima Postagem