PMDB comanda Congresso com Temer e Sarney

Com a dupla vitória desta segunda-feira (2), de José Sarney (AP) no Senado e Michel Temer (SP) na Câmara, o PMDB volta a ocupar a presidência das duas casas. Temer obteve 304 votos, contra 129 de Ciro Nogueira (PP-PI) e 76 de Aldo Rebelo (PCdoB-SP). Sarney venceu a disputa com o petista Tião Viana (AC) com folga, somando 49 dos 81 votos registrados.
Assim, o partido, além de controlar a pauta das votações no Parlamento, também fica com o segundo e o terceiro postos na linha de sucessão do presidente da República, depois do vice-presidente José Alencar.
Um mesmo partido não ocupa os dois postos desde que Ibsen Pinheiro (PMDB-RS) conquistou a Presidência da Câmara dos Deputados e Mauro Benevides (PMDB-CE) a do Senado, em 1991, para o biênio encerrado em 1993.
Apesar de congregar interesses regionais diversos -em alguns Estados a sigla é aliada do governo e, em outros, representante da oposição- o PMDB tem feito valer, no Congresso, as maiorias de que dispõe.
O partido, que tem as maiores bancadas do Congresso (20 dos 81 senadores e 96 dos 513 deputados), é frequentemente capaz de pôr parte de sua bancada na base de sustentação dos diferentes governos que assumiram o Executivo. Desde 1985, o partido tem feito pelo menos uma das presidências da Casa. (UOL)
Postagem Anterior Próxima Postagem